Links de Acesso

“Lula é o fiador desse governo”, diz deputada brasileira


Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

Bárbara Ferreira Santos

A deputada federal Luiza Erundina foi uma das companheiras de Luiz Inácio Lula da Silva na fundação do Partido dos Trabalhadores, o PT, na década de 80. Mas rompeu com a legenda em 1997 e se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), seu atual partido.

Em entrevista à Voz da América, a parlamentar fez críticas não só às crises que envolvem os governos de Dilma e Lula, como às acusações de envolvimento dos líderes da Câmara e do Senado em casos de corrupção.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:57 0:00
Faça o Download

Para Luiza Erundina, Lula é o fiador do governo Dilma Rousseff por ter apoiado as duas candidaturas da presidente. Segundo a deputada, a crise atual do governo brasileiro impactou a liderança de Lula e vai comprometer uma possível candidatura do ex-presidente em 2018.

“Tendo sido Lula o patrocinador dessas candidaturas, ele é fiador desse governo”, afirmou Erundina. “Teve ministros presos da época do Lula, então ele vem sofrendo um desgaste muito forte.”

Ela diz que Dilma tem um caráter íntegro e que não há bases legais para um impeachment neste momento. Ela ressalta que os pedidos de impugnação do mandato de Dilma aparecem ao mesmo tempo em que os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, são apontados em casos de corrupção, o que torna a crise ainda mais complexa.

“Até agora não há bases legais que justifiquem o impeachment, mas ele está se dando em um momento em que os dois presidentes, do Senado e da Câmara, estão sendo denunciados nesses graves escândalos”, afirmou Erundina.

Para Erundina, no entanto, a presidente, não tem a força política necessária para enfrentar a atual crise.

“Mantendo essa realidade ainda por algum tempo, a Dilma vai ter dificuldades de chegar inteira no final desse mandato.”

Para a deputada, o judiciário precisa atuar com rigor, sem interferências políticas, e condenar todos os envolvidos em casos de corrupção para que o país volte à ordem e ao progresso.

XS
SM
MD
LG