segunda-feira, 26 janeiro, 2015. 08:20 UTC

Notícias / Angola

Lubango: Problemas vasculares cerebrais rivalizam com SIDA

No ano passado 77 pessoas morreram no Lubango por causa de problemas vasculares cerebrais.

Teodoro Albano
As mortes causadas por acidentes vasculares cerebrais no Hospital Geral do Lubango rivalizam o segundo lugar com os óbitos por VIH e Sida, informou o director clínico da maior unidade hospitalar na região sul de Angola.

Zola Diakusekele, manifestou-se preocupado com o crescente número de doentes diagnosticados com também designado AVC que no primeiro semestre de 2012 esteve na origem de 77 mortes.


O médico de clínica geral disse que em alguns casos o aumento do AVC está associado à negligência dos possíveis doentes:“ Muitas das vezes  as pessoas têm já sintomas há muito tempo concretamente dor de cabeça e às vezes tonturas, ou não ligam ou praticamente fazem automedicação tomam paracetamol têm alívio ou então enverga para o tratamento tradicional, mas há casos também de hipertensão arterial que de facto não há sinal e o primeiro sinal é fatal”.

Já o VHI e Sida que no mesmo período fez 79 óbitos, figura, também entre as preocupações dos responsáveis sanitários da província.

Zola Diakusekele disse mesmo que algumas mortes por VIH e Sida não se admitem nos tempos actuais, mas a adopção de certos comportamentos da parte de alguns indivíduos portadores do vírus tem sido fatal: “Infelizmente há muita gente voluntária ou involuntariamente mesmo que saiba do seu estado serológico não se manifesta não procuram os serviços de saúde. Antes quando surgiram os casos de Sida, acho que morreu muita gente, mas hoje em dia conta Sida há pessoas que conseguem viver muito tempo fazendo seu tratamento seguindo os conselhos médicos a forma como devem viver hoje as pessoas vivem normalmente com Sida”.

A malária doença endémica em Angola lidera o top das principais causas de morte no hospital geral do Lubango, Dr. António Agostinho Neto.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegraçãoi
|| 0:00:00
...  
🔇
X
23.01.2015 20:54
Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Prisioneiros do Quenia Batalha pela reintegração

Depois de ter estado na prisao é difícil encontrar trabalho e ser aceite na cidade. Um grupo de ex-presos em Nairobi querem provar que ha vida depois do crime. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Vacinas para o Ebola

A pior crise do Ebola na historia do mundo entrou no segundo ano. Os cientistas estao a desenvolver uma vacina contra este virus mortal. (Janeiro 2015)
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Janeiro 2015

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Janeiro 2015

As imagens das noticias africanas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Janeiro 2015

Imagens noticiosas afrcianas
Vídeo

Vídeo American Sniper: A história de um atirador americano que matou mais de 160 pessoas

Nomeado para o Oscar de Melhor Drama, o filme de Clint Eastwood baseia-se na história real de Chris Kyle, um oficial da Marinha americana que serviu no Iraque por quatro vezes como atirador profissional. O filme explora o efeito da guerra na psique humana
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 20 Janeiro 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos