segunda-feira, 22 setembro, 2014. 08:11 UTC

Notícias / África

Rebeldes de Joseph Kony iludem forças ugandesas

Cerca de mil e 500 soldados ugandeses têm por missão dar caça ao Exército de Resistência do Senhor.

Redacção VOA
As operações militares contra o Exército de Resistência do Senhor, LRA, na África Central estão a debater-se com muitos problemas de ordem logística e de recolha de informação sobre as movimentações dos rebeldes refere um relatório agora divulgado.

Cerca de mil e 500 soldados ugandeses têm por missão dar caça ao Exército de Resistência do Senhor. Mas, normalmente nem todo o contingente se encontra no terreno ao mesmo tempo

Segundo um relatório agora divulgado, aqueles elementos do exército ugandês passam meses a fio nas matas sem sequer fazerem contacto com os rebeldes.


Kasper Agger o autor do relatório da organização “Enough Project”, acompanhou o contingente ugandês em Agosto passado nas suas movimentações do Sul do Sudão até à República Centro Africana: “Tratou-se de uma oportunidade única para penetrar a mata e passar vários dias com os soldados no terreno e realmente perceber os desafios com que se confrontam”.

Segundo Agger, os rebeldes actuam numa vasta e remota parte da floresta e que apesar do exército ugandês e a centena de conselheiros militares americanos terem uma ideia geral da zona de operações do LRA , é difícil determinar exactamente a sua posição para ataca-los: “ Temos que reconhecer que o LRA é capaz de viver da terra. Podem atacar civis. Podem caçar. De facto é bastante fácil para eles sobreviverem naquelas matas remotas. Para as forças ugandesas é um verdadeiro pesadelo logístico operar nessas áreas.”

De acordo com Agger são necessárias várias coisas para alterar a situação. Primeiro é preciso melhorar a recolha aérea e terrestre de informações. Em segundo lugar deviam ser criados mais programas para motivar as dissensões no seio do LRA
.
Disse ainda que os conselheiros militares americanos redobraram os esforços para localizar os elementos rebeldes e estão entretanto a ajudar a coordenar informações com os comandos militares regionais.

Supõe-se que o LRA disponha de cerca de 3 a 4 centenas de homens armados e que o seu líder Joseph Kony esteja baseado no Sudão.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 19 Setembro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
19.09.2014 17:49
As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 19 Setembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Aniversário Westgate - Ataque terrorista ainda abala as vítimas

Um ano depois do ataque terrorista ao Centro Comercial Westgate em Nairobi, os sobreviventes continuam abalados com a tragédia. A VOA conta a história das vítimas que ainda questionam: “Como é que isto aconteceu?
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 18 Setembro 2014

Noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Setembro 2014

As imagens de Africa que fazem noticia
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 16 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Prostituição infantil em Nairobi

Na favela de Korogocho, em Nairobi, raparigas com apenas 15 anos de idades dedicam-se à prostituição como meio de ganhar a vida. Elas são o alvo de uma organização não-governamental chamada Iniciativa Miss Koch, que tem realizado o trabalho de resgatar essas menores e com resultados positivos.
Mais Vídeos