terça-feira, 21 outubro, 2014. 18:21 UTC

Notícias / Angola

Escritor Ondjaki faz retrato de uma Luanda desumana em "Os Transparentes"

A história do homem transparente e do prédio onde vive

Ondjaki - Os Transparentes
Ondjaki - Os Transparentes
Pedro Dias
"Os Transparentes", é a mais recente obra literária do escritor angolano Ondjaki. O livro foi lançado no dia 24 de Janeiro, na Associação Chá de Caxinde, em Luanda.

Antes, na segunda-feira, dia 21, Ondjaki esteve no Jardim da Cultura, no Huambo, também para uma sessão de lançamento do livro.

A história da obra tem como pano de fundo a Luanda actual do pós-guerra. "Combinando com rara mestria os registos lírico e humorístico", "Os Transparentes" dá vida a uma vasta galeria de personagens onde estão todos os grupos sociais, intercalando com diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna.


Ondjaki propõe-nos um retrato preciso, emotivo e desumano de Luanda. A história do homem transparente e do prédio onde vive está marcada por um delicioso registo humorístico, por vezes irónico, que se constitui como contraponto às acutilantes denúncias da degradação social e à visão amarga da vida na capital.

Nos trabalhos anteriores Ondjaki sempre colocou Luanda no centro da sua escrita e das suas histórias e o mesmo acontece com “Os Transparentes” em que Luanda, a de hoje, volta a aparecer, num clima de pós-guerra, vivendo numa democracia, onde “progresso” e “desenrasca” andam de braço dado.

Ondjaki nasceu em Luanda, em 1977. O escritor é já conhecido por obras como "O assobiador" (2002), "Quantas madrugadas tem a noite" (2004), "Os da minha rua" (2007), "Avó Dezanove e o segredo do soviético" (2008).
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos