quarta-feira, 22 outubro, 2014. 06:22 UTC

Notícias / Angola

Kwanza Sul: Excesso de chuvas prejudica agricultores na Cela

Chove de forma torrencial e como consequência, a produção do campo está sendo arrastada pelas correntes das águas para insatisfação dos camponeses

Fernando Caetano
Na província do Kwanza-Sul o cenário repete-se. Por altura da falta de chuvas, o grito dos camponeses é, e sempre foi de apelar ao executivo e órgãos que intervêm na administração do Estado a encontrar políticas que visam proporcionar bens de primeira necessidade, água e outros meios de subsistência.

Tudo acontece no momento em que se regista estiagem por ausência de chuvas, sendo tal desiderato uma obra da natureza.
Passado o calvário da seca na província do Kwanza-Sul que até pouco menos de três meses originou o abaixamento considerável do caudal de alguns rios, agora a realidade é diferente.

No interior da província chove de forma torrencial e como consequência, a produção do campo está sendo arrastada pelas correntes das águas para insatisfação dos camponeses que tudo fazem para a produção tanto em quantidade como em qualidade dos produtos para sustento familiar e não só.

No município da Cela por exemplo o grito de socorro dos camponeses já se fez sentir lamentando a situação que advogam que, caso prevaleça trará consequências nefastas:

«O milheiro que está nas semi-baixas já não contamos com ele, está sendo destruído. Vai haver mesmo muito dano de alimentos».

No município da Cela 1500 camponeses mostram-se inquietos devido ao facto de verem a sua produção comprometida por excesso de chuvas que se abatem sobre a região.

Da Direcção Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural o silêncio é total. A nossa reportagem esteve no edifício mais antigo da cidade do Sumbe onde funciona a direcção tutelar para sabermos dos mecanismos que estão sendo gizados para se contrapor a situação mas, sem sucesso, já que o titular da pasta Pedro Lambuazau se encontrava ausente por questões laborais.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos