sexta-feira, 31 outubro, 2014. 23:35 UTC

Notícias / Angola

Natal: Comerciantes e religiosos no Kwanza Sul pedem moderação no consumo de álcool

Compras para o Natal capitalizam as atenções de populares na província do Kwanza-Sul numa altura que a sociedade apela à abstenção ao consumismo excessivo.

Fernando Caetano
Tem sido sempre que chega o mês de Dezembro em que a azáfama toma conta das principais artérias de cidades como o Sumbe, Gabela, Porto Amboim, Waku-Kungo e demais vilas desta província. O motivo é sobejamente conhecido: O Natal que em muitos cidadãos significa um dia de consumo exagerado de álcool, esquecendo-se de que este dia consagrado ao nascimento de Jesus Cristo, é também o momento sublime para reunir a família e pôr as ideias em dia.

Por cá a procura de bens diversos com destaque para bebidas alcoólicas domina as atenções pois por vários cantos das cidades nos deparamos com meios rolantes carregados de bebidas alcoólicas. Para fazer face a várias reclamações dos trabalhadores, o Governo já pagou todos os salários ou seja: Novembro, 13º mês e alguns com o Dezembro já pago. É muito dinheiro em mãos dos trabalhadores e para não variar 60% destes funcionários já esgotaram suas contas nos bancos preparando-se já para o famoso kilápi (dívida).

As lojas Max, Nosso Super, Emaxcon, Golfrate, Angolarissar e armazéns dos mauritanianos são as mais solicitadas por essa altura do mês. Os comerciantes da Max e Emaxicom falando à imprensa local aconselham aos populares a racionalizarem nos gastos a efectuar uma vez que no mês de Janeiro há escassez no mercado:

«Temos os nossos armazéns recheados e estamos em condições de atendermos a demanda da população. A procura maior agora é a cerveja, mais o bacalhau que nós temos para a população, temos também óleo, farinha, tanto é que para reforçarmos os produtos que temos em contentores fizemos mais uma encomenda».

Das lojas da Emaxicom veio o seguinte alerta:

«Estamos em preparação que é para darmos produtos à população em pleno mês da quadra festiva. Praticamente o nosso “stock” está minimamente assegurado. Temos massa em quantidade que chegue para o atendimento este mês, também o arroz, temos o leite, manteiga mas o grande problema que temos é o déficit de óleo vegetal assim também como a farinha de trigo».

O pastor André Mendonça, da Assembleia de Deus Pentecostal ,faz uma avaliação sobre a importância do Natal no seio das famílias:

«Pautamos a aconselhar a população a este período do ano. Primeiro, é que o Natal tem o dono dele que é este dia do nascimento de Jesus Cristo e a sua próxima acção, nós como Igreja devemos olhar em primeiro lugar para a vinda do Redentor para a salvação da humanidade. O consumismo quanto a esta data a população fica muito animada e há muitas compras mas nós aconselhamos que devem ter muito cuidado e que devem comprar com honestidade aquilo que é necessário».

Compras para o Natal capitalizam as atenções de populares na província do Kwanza-Sul numa altura que a sociedade apela à abstenção ao consumismo excessivo para não deixar que a família entre para 2013 em pleno sofrimento por falta de recursos financeiros.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Levando a vida no cemitério: Reportagem sobre pobreza persistente em Moçambiquei
X
31.10.2014 18:08
Com as suas ricas reservas de gás natural por explorar, Moçambique poderá tornar-se num dos maiores abastecedores de energia – facto central nas recentes eleições nacionais. Mas nem todos usufruem das riquezas acumuladas. Há uma pobreza persistente, veja como alguns residentes de Maputo sobrevivem
Vídeo

Vídeo Levando a vida no cemitério: Reportagem sobre pobreza persistente em Moçambique

Com as suas ricas reservas de gás natural por explorar, Moçambique poderá tornar-se num dos maiores abastecedores de energia – facto central nas recentes eleições nacionais. Mas nem todos usufruem das riquezas acumuladas. Há uma pobreza persistente, veja como alguns residentes de Maputo sobrevivem
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 31 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 30 Outubro 2014

As principais notícias que marcam a última semana do mês de Outubro, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 30 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Mais Vídeos