segunda-feira, 08 fevereiro, 2016. 03:57 UTC

    Notícias / Angola

    Paludismo e outras doenças enchem hospital de Porto Amboim

    No município do Amboim as doenças diarreicas e respiratórias agudas dominam o tecido de enfermidades com que se debatem as populações.

    Fernando Caetano
    No município do Amboim as doenças diarreicas e respiratórias agudas dominam o tecido de enfermidades com que se debatem as populações.
    Associado a estas enfermidades está também o paludismo que cada dia que passa vai ganhando mais corpo e o índice de internamento tende a aumentar.

    No hospital regional do Amboim, cerca de cento e vinte pacientes estão internados pelas causas atrás referenciadas sendo as  crianças as mais  vulneráveis.

    O director administrativo do referido hospital  Armando Fernando disse que por essa altura do ano, essas têm sido as doenças que mais afectam as populações.

    Instado a pronunciar-se sobre a existência de fármacos e onde se regista a doença com maior intensidade, Armando Fernando, sustentou que fármacos existem, a periferia da cidade e demais comunidades são as zonas mais afectadas.

    O grande problema como fez referência consiste na falta de especialistas de saúde pois como disse a unidade tem recorrido a especialistas já reformados e os que estão à porta da reforma:

    «Em termos de internamento, nesse tempo normalmente os números tendem a crescer. Nesse preciso momento temos cerca de 120 internados. Na sua maior parte o número é mais em pediatria. Pediatria nesse momento temos 46 pacientes mas com tendências de subir cada dia que passa mas, tudo está controlado. Normalmente o que as vezes aflige um pouco é o problema do pessoal que está passar a reforma e que não tivemos nenhuma substituição durante o ano e do concurso, estamos a aguardar até presente momento».

    Era o director administrativo do hospital regional do Amboim Armando Fernando e o quadro das enfermidades que se registam no município do Amboim, província do Kwanza-Sul. De recordar que a situação da falta de quadros para o sector da saúde sobretudo para os municípios vem se arrastando há anos e a direcção da saúde nunca veio à público esclarecer os motivos que estão na base da não injeção de recursos humanos lá onde é mais necessário.
    O forúm foi encerrado
    Comentários
         
    Năo existem comentários. Seja o primeiro

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Acesso à Internet em Maputo: Mulheres vs Homens - Que soluções?i
    || 0:00:00
    ...  
     
    X
    07.02.2016 06:49
    Fernanda Lobato aponta as dificuldades que as mulheres moçambicanas enfrentam no acesso à tecnologia, à saúde, a bens essenciais
    Vídeo

    Vídeo Acesso à Internet em Maputo: Mulheres vs Homens - Que soluções?

    Fernanda Lobato aponta as dificuldades que as mulheres moçambicanas enfrentam no acesso à tecnologia, à saúde, a bens essenciais
    Vídeo

    Vídeo Filhos de Jonas Savimbi levam empresa de jogo Call of Duty a tribunal

    Em causa está um milhão de dólares de indemnização por danos morais Entrevista dada à AFP
    Vídeo

    Vídeo Como Chegar à Casa Branca II

    O caminho para a Casa Branca depende de muitos factores Um deles é sem dúvida o financiamento - quanto mais dinheiro tiver, melhor para o candidato Este é o 2º vídeo que explica como decorre a campanha presidencial nos Estados Unidos até ao dia da eleição do Presidente
    Mais Vídeos