Links de Acesso

Apartamentos do Kilamba serão alugados na ausência de compradores


Ministro angolano do Urbanismo e Habitação, José da Silva, muda de planos depois das críticas do presidente José Eduardo dos Santos sobre o elevado custo dos apartamentos da cidade de Kilamba

A venda dos apartamentos da centralidade urbana do Kilamba, em Luanda voltou a ser notícia este fim de semana na capital angolana com o ministro do Urbanismo e Habitação, José da Silva a desmentir a imprensa pública sobre as intenções do Presidente da República manifestadas na passada sexta-feira.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00
Faça o Download

Vinte e quatro horas depois da visita presidencial ao Kilamba, a ANGOP citava o ministro da Habitação como tendo dito que José Eduardo dos Santos, não exigiu a redução dos preços, mas a procura dos mecanismos que permitam aos interessados o acesso fácil às habitações.

O ministro disse que tais mecanismos deverão ter como base a figura da renda resoluvel, ou arrendamento, tendo em conta que a modalidade de pagamento a pronto não permite que as pessoas possam adquirir tais moradias.

O argumento de José da Silva é de que o que inibe a ocupação das casas não são os preços, mas as modalidades de acesso ou pagamento das habitações.

O activista Rafael Morais, da Associação S.O.S Habitat disse entretanto que o problema da habitação em Angola não será resolvido com a construção de habitações do género dos condomínios.

“Kilamba é uma cidade fantasma construída para uma classe média que não existe em Angola” disse.

O Presidente da República, visitou o Kilamba, na sexta-feira, tendo lamentado a fraca taxa de ocupação das cerca de 20 mil habitações disponíveis, desde Julho último.

Eduardo dos Santos admitiu ter havido excessiva burocratização, desorganização e indisciplina no processo de aquisição das casas.

Os preços foram fixados entre 125 e 200 mil dólares americanos, conforme os modelos disponíveis.
XS
SM
MD
LG