Links de Acesso

Janira Hopffer Almada eleita presidente do PAICV


Janira Hopffer Almada
Janira Hopffer Almada

Dados provisórios dão vitória à actual ministra de 35 anos.

Janira Hopffer Almada foi eleita este domingo, 14, presidente do Partido Africano da Indepedência de Cabo Verde(PAICV), no poder, e transformou-se na primeira mulher a liderar o partido da Independência.

Aos 35 anos, segundo dados provisórios, Hoppfer Almada obteve 51,24 por cento dos votos nas eleições directas deste domingo, derrotando Felisberto Vieira, líder parlamentar, com 40, 31 por cento, e Cristina Fontes Lima, ministra-adjunta e da Saúde, com 8,45 por cento.

Com esta vitória, a actual ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, substitui o actual presidente e primeiro-ministro José Maria Neves, na liderança do PAICV no congresso extraordinário que se realiza em Janeiro e que vai eleger os novos órgãos do partido.

Janira Hopffer Almada torna-se também no quinto líder do partido da independência, seguindo-se a Aristides Pereira, co-fundador juntamente com Amílcar Cabral, Pedro Pires, Aristides Lima e José Maria Neves.

Entretanto, apesar de Hopffer Almada assumir a liderança do partido do Governo, o actual primeiro-ministro José Maria Neves continuará à frente do Executivo até ao fim da actual legislatura, no primeiro trimestre de 2016.

Neste domingo, além escolher a nova líder, os cerca de 30 mil militantes do PAICV inscritos e distribuídos por 400 mesas de voto no país e no exterior elegeram 298 dos 515 delegados ao congresso extraordinário de Janeiro. Notícias não confirmadas dizem que a abstenção foi elevadíssima.

Filha de David Hoffer Almada, ministro da Justiça, da Cultura e da Comunicação do PAICV, de 1975 a 1990 durante o regime de partido único, Janira Hopffer Almada licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, onde obteve a pós-graduação em Direito de Empresas.

Depois de trabalhar como advogada no escritório do pai, chegou ao Governo aos 31 anos, assumindo a Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.

Considerada próxima do primeiro-ministro, Hopffer Almada teve uma ascenção meteórica no Governo e no partido, sendo actualmente ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.

XS
SM
MD
LG