sábado, 25 outubro, 2014. 18:53 UTC

Notícias / Mundo

Israel e Palestinianos observam cessar-fogo

Alguns foguetes foram disparados durante a noite mas não houve resposta dos israelitas.

O cessar-fogo entre Israel e os Palestinianos na faixa de Gaza parece até agora estar a ser observado. Alguns foguetes foram disparados durante a noite mas não houve resposta dos israelitas, excepto ter sido ouvido o roncar de aeronaves não-tripuladas antes do amanhecer.

O cessar-fogo ontem anunciado no Cairo, após mediação do Egipto e dos Estados Unidos, deu aos habitantes da faixa de Gaza e das áreas fronteiriças de Israel a primeira noite calma em mais de uma semana.

Se Israel e os militantes do Hamas, que governam a faixa de Gaza, mantiverem a paz até às 21 horas locais de hoje (19 horas TMG) os postos fronteiriços de Gaza serão reabertos permitindo que pessoas e bens se movimentem para dentro e fora do território.

Ihab Hussein, um porta-voz do Hamas, qualificou o acordo de cessar-fogo como uma vitória para os Palestinianos:

“Para as pessoas que aqui estão, trata-se de uma grande vitória, alcançada com paciência e derramamento de sangue. Cento e sessenta e duas pessoas morreram por esta vitória. Eles vão reabrir as fronteiras, vão deixar de assassinar e matar o nosso povo. Viveremos em calma e em paz.”

O líder do Hamas, Khaled Mashal, disse que os seus combatentes vão honrar as tréguas, mas acrescentou que se Israel não o fizer, estamos prontos para responder.

Por seu turno, o ministro israelita da Defesa, Ehud Barak, descreveu o cessar-fogo como uma vitória para Israel:

“Todos os objectivos foram alcançados. O Hamas e a Jihad Islâmica receberam uma punição dolorosa. Ahmed Jabari e dezenas de terroristas, destacados comandantes e operacionais foram mortos.”

Ehud Barak disse também que o Hamas é responsável pela observação do cessar-fogo. Disse que face a experiências anteriores espera menos violações da trégua.

Entretanto, o comércio está a reabrir na faixa de Gaza e os pescadores foram autorizados a ir para o mar. A excepção são muitos dos edifícios governamentais que foram bombardeados e estão destruídos, continuando encerrados.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 24 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.10.2014 18:05
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Levados pelo Boko Haram

O mundo espera para ver se a Nigéria consegue negociar a libertação das 219 raparigas da escola de Chibok, raptadas pelo grupo islâmico Boko Haram em Abril. Activistas dizem que o Boko Haram já raptou centenas de jovens rapazes, mulheres e crianças, desde 2009.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos