segunda-feira, 21 abril, 2014. 04:32 UTC

Notícias / Mundo

Israel e Palestinianos observam cessar-fogo

Alguns foguetes foram disparados durante a noite mas não houve resposta dos israelitas.

Tamanho das letras - +
O cessar-fogo entre Israel e os Palestinianos na faixa de Gaza parece até agora estar a ser observado. Alguns foguetes foram disparados durante a noite mas não houve resposta dos israelitas, excepto ter sido ouvido o roncar de aeronaves não-tripuladas antes do amanhecer.

O cessar-fogo ontem anunciado no Cairo, após mediação do Egipto e dos Estados Unidos, deu aos habitantes da faixa de Gaza e das áreas fronteiriças de Israel a primeira noite calma em mais de uma semana.

Se Israel e os militantes do Hamas, que governam a faixa de Gaza, mantiverem a paz até às 21 horas locais de hoje (19 horas TMG) os postos fronteiriços de Gaza serão reabertos permitindo que pessoas e bens se movimentem para dentro e fora do território.

Ihab Hussein, um porta-voz do Hamas, qualificou o acordo de cessar-fogo como uma vitória para os Palestinianos:

“Para as pessoas que aqui estão, trata-se de uma grande vitória, alcançada com paciência e derramamento de sangue. Cento e sessenta e duas pessoas morreram por esta vitória. Eles vão reabrir as fronteiras, vão deixar de assassinar e matar o nosso povo. Viveremos em calma e em paz.”

O líder do Hamas, Khaled Mashal, disse que os seus combatentes vão honrar as tréguas, mas acrescentou que se Israel não o fizer, estamos prontos para responder.

Por seu turno, o ministro israelita da Defesa, Ehud Barak, descreveu o cessar-fogo como uma vitória para Israel:

“Todos os objectivos foram alcançados. O Hamas e a Jihad Islâmica receberam uma punição dolorosa. Ahmed Jabari e dezenas de terroristas, destacados comandantes e operacionais foram mortos.”

Ehud Barak disse também que o Hamas é responsável pela observação do cessar-fogo. Disse que face a experiências anteriores espera menos violações da trégua.

Entretanto, o comércio está a reabrir na faixa de Gaza e os pescadores foram autorizados a ir para o mar. A excepção são muitos dos edifícios governamentais que foram bombardeados e estão destruídos, continuando encerrados.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos