Links de Acesso

Impasse na mesa do diálogo em Moçambique


Paz em Moçambique
Paz em Moçambique

No diálogo de surdos, ambas as partes manifestam posições bem divergentes quanto às Forças de Defesa e Segurança.

O Governo e a Renamo continuam a não entender-se em duas matérias que podem atrasar ainda mais os acordos que ambos dizem pretender: os termos de referência dos observadores internacionais e a desmilitarização da Renamo.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00
Faça o Download

O chefe da delegação negocial do Governo foi peremptório e disse não haver lugar à paridade com a Renamo nas Forças de Defesa e Segurança

O ministro da Agricultura José Pacheco sublinhou que a reestruturação das Forças de Defesa e Segurança é uma competência do Presidente da República, na sua qualidade de Comandante-Chefe, e não está em discussão na mesa do diálogo.

José Pacheco adiantou ainda que para as Forças de Defesa e Segurança existe um processo normal de recrutamento de cidadãos dentro do qual não se observa o princípio de filiação partidária de quem quer que seja.

Pacheco lembrou que a própria Renamo é defensora da despartidarização da Função Pública, mas contradiz-se quando impõe a sua partidarização.

Por seu lado, o chefe da Delegação da Renamo Saimone Macuiane diz que assim que o Governo aceitar a paridade, o seu partido não necessita ter nenhuma arma, deixando claro ser esta uma condição essencial para qualquer acordo entre as partes.

Frente a este autêntico diálogo de surdos, registam-se apenas sessões sem acordos.

Com o ponto sobre a missão dos observadores por concluir, a Renamo diz que sem acordo sobre as suas exigências militares não pode haver discussão sobre a missão dos observadores. O Governo reitera que não cederá e que não haverá paridade nas forças de Defesa e Segurança.
XS
SM
MD
LG