sexta-feira, 18 abril, 2014. 10:35 UTC

Notícias / Angola

FMI apoia fundo soberano de Angola

Administração do fundo "é uma questão importante"

Antoinette Sayeh do FMI (Foto João Santa Rita)
Antoinette Sayeh do FMI (Foto João Santa Rita)
Tamanho das letras - +
João Santa Rita
O Fundo Monetário Internacional deu o seu apoio publico à decisão de Angola de criar um Fundo Soberano de Investimentos  de cinco mil milhões de dólares mas avisou que a sua administração tem que ser isenta.


A criação do fundo tinha causado alguma apreensão por um dos administradores ser o filho do presidente José Eduardo dos Santos.

O fundo de investimento foi lançado em Outubro e na altura foi anunciado que José Filomeno dos Santos é um dos seus três administradores.

O líder da Unita Isaías Samakuva disse na altura que a criação desse fundo não tinha tido em consideração “boas práticas de transparência”.

Mas na Terça feira Antoinette Sayeh  directora do departamento africano do FMI disse que a criação do fundo era uma boa decisão e que isso tinha sido “encorajado” pelo próprio FMI

Em resposta a uma pergunta da voz da América durante uma conferência sobre a economia africana Sayeh  disse que  tinha havido bons resultados da venda de títulos de divida acrescentando que Angola tinha vindo a trabalhar na ideia de um fundo  soberano de investimento por varias razões

“  Um fundo soberano é algo de positivo não só como um instrumento de poupança mas também como um instrumento de estabilização para ajudar a fazer face à volatilidade a que Angola faz face como um produtor de petróleo,” disse ela.
“ Por isso nós temos vindo a encorajar Angola a ir nessa direcção,” acrescentou

Sayeh disse que o FMI não tem portanto “ grandes reservas” sobre a decisão .
“Pensamos que como  é que o fundo é administrado será uma questão importante mas pensamos que é algo que que vale a pena tentar,” acrescentou

Quando o fundo foi anunciado em Outubro José Filomeno dos Santos  disse que a transparência do fundo iria ser garantida “por estritas normas de auditoria e publicação de dados e por uma política de investimentos a ser anunciada em breve”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: J. Paulo de: EUA
14.11.2012 21:02
Pergunta-se aos responsaveis do FMI, se como e` que esse dito Fundo Soberano de Investimento, criado pelo presidente JES, a sua administracao vai ser isenta, se um dos administradores e` filho dele?

Isto equivale encarregar a raposa para guardar a capoeira das galinhas. Entao, estamos diante de tremenda jogo de hipocrisia.

Quer dizer depois da filha Isabel dos Santos ser a mulher mais rica de Angola e aparecer na lista das quatro mulheres mais ricas de Africa, nao havendo transparencia da origem desta riqueza; agora e` o momento do JES preparar a forma para o enriquecimento do filho, Filomeno dos Santos. Posto que em Angola o Tribunal Supremo nao tem a competencia, como o seu juiz presidente afirma, de investigar os crimes cometidos pelo presedente da Republica e a sua familia, aquando da solicitude da investigacao por corrupcao feito pelo David Mendes, aquela instituicao, que segundo Mendes, possuia provas do Presidente JES ter contas bancarias ocultas no exterior de Angola.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos