segunda-feira, 22 setembro, 2014. 10:12 UTC

Notícias / Angola

Fome no Cunene

Mais de duzentas mil pessoas em risco de morrer à fome

Artigos relacionados

Armando Chicoca
Mais de duzentos mil cidadãos, na província sul de Angola, Cunene, estão entre a solidariedade e morte.




Segundo o Governador do Cunene, Dr. António Idalelwa, a população vizinha das casas das vítimas, que ao longo dos dias foram prestando socorro, adeixaram de prestar apoios por alegada rotura de stocks nas famílias.

O governador Idalelwa levou a preocupação á consideração do Vice-presidente da Republica de Angola, engenheiro Manuel Vicente, durante o encontro com os governadores do Namibe, Huila, Cunene e do kuando-kubango, que teve lugar na sala nobre da Administração Municipal do Namibe, a margem dos festejos do 37º aniversário da independência nacional, eleito para esta laboriosa província do litoral sul de Angola.

O Governador António Didalelwa disse á voz de  América que este número «208 mil», apenas  diz respeito aqueles angolanos que de um tempo a esta parte, sobreviveram da solidariedade de pessoas vizinhas, um acto peculiar ás origens culturais da população do Rei Mandume Ya Ndemufayo.

Hoje, sublinha o Governante, não têm nada para a sobrevivência e “esperam de nós enquanto governantes”, para atenuar o seu sofrimento,  havendo a necessidade imperioso de socorro imediato.

Já o Governador da Huila, João Marcelino Tyipingue, disse que a viabilização das vias de acesso na Província da Huila é uma necessidade urgente que constou no leque das preocupações apresentadas ao Vice Presidente da república Manuel Vicente.
Defendeu por outro lado a solução dos problemas sociais das comunidades que se encontra nas zonas neutras, ao longo das fronteiras das províncias vizinhas, desta região sul de Angola.

O impacto das consequências da estiagem, a formação de quadros e as dividas públicas do governo, com  a classe empresarial do Kuando-Kubango, são de entre os problemas apresentados pelo Governador Higino Carneiro, ao Vice Presidente da republica Manuel Vicente..

Higino Carneiro acredita no desenvolvimento a curto e médio prazo da província do Kuando Kubango com o empenho daquela população, deixando de ser terra do fim do mundo para a nova denominação,”Terras do progresso”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: jose antonio de: lobito
15.11.2012 18:30
se ha fome a culpa e do governo do mpla porque nao tem capacidade de govrnar e nao tem conhecimentos pois estao no poder por aventura militar e nao por conhecimentos da lei e por consciencia das obrigacoes que les sao acometidas

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 19 Setembro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
19.09.2014 17:49
As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 19 Setembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Aniversário Westgate - Ataque terrorista ainda abala as vítimas

Um ano depois do ataque terrorista ao Centro Comercial Westgate em Nairobi, os sobreviventes continuam abalados com a tragédia. A VOA conta a história das vítimas que ainda questionam: “Como é que isto aconteceu?
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 18 Setembro 2014

Noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Setembro 2014

As imagens de Africa que fazem noticia
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 16 Setembro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Prostituição infantil em Nairobi

Na favela de Korogocho, em Nairobi, raparigas com apenas 15 anos de idades dedicam-se à prostituição como meio de ganhar a vida. Elas são o alvo de uma organização não-governamental chamada Iniciativa Miss Koch, que tem realizado o trabalho de resgatar essas menores e com resultados positivos.
Mais Vídeos