quinta-feira, 05 março, 2015. 20:14 UTC

Notícias / Angola

Fome no Cunene

Mais de duzentas mil pessoas em risco de morrer à fome

Artigos relacionados

Armando Chicoca
Mais de duzentos mil cidadãos, na província sul de Angola, Cunene, estão entre a solidariedade e morte.




Segundo o Governador do Cunene, Dr. António Idalelwa, a população vizinha das casas das vítimas, que ao longo dos dias foram prestando socorro, adeixaram de prestar apoios por alegada rotura de stocks nas famílias.

O governador Idalelwa levou a preocupação á consideração do Vice-presidente da Republica de Angola, engenheiro Manuel Vicente, durante o encontro com os governadores do Namibe, Huila, Cunene e do kuando-kubango, que teve lugar na sala nobre da Administração Municipal do Namibe, a margem dos festejos do 37º aniversário da independência nacional, eleito para esta laboriosa província do litoral sul de Angola.

O Governador António Didalelwa disse á voz de  América que este número «208 mil», apenas  diz respeito aqueles angolanos que de um tempo a esta parte, sobreviveram da solidariedade de pessoas vizinhas, um acto peculiar ás origens culturais da população do Rei Mandume Ya Ndemufayo.

Hoje, sublinha o Governante, não têm nada para a sobrevivência e “esperam de nós enquanto governantes”, para atenuar o seu sofrimento,  havendo a necessidade imperioso de socorro imediato.

Já o Governador da Huila, João Marcelino Tyipingue, disse que a viabilização das vias de acesso na Província da Huila é uma necessidade urgente que constou no leque das preocupações apresentadas ao Vice Presidente da república Manuel Vicente.
Defendeu por outro lado a solução dos problemas sociais das comunidades que se encontra nas zonas neutras, ao longo das fronteiras das províncias vizinhas, desta região sul de Angola.

O impacto das consequências da estiagem, a formação de quadros e as dividas públicas do governo, com  a classe empresarial do Kuando-Kubango, são de entre os problemas apresentados pelo Governador Higino Carneiro, ao Vice Presidente da republica Manuel Vicente..

Higino Carneiro acredita no desenvolvimento a curto e médio prazo da província do Kuando Kubango com o empenho daquela população, deixando de ser terra do fim do mundo para a nova denominação,”Terras do progresso”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: jose antonio de: lobito
15.11.2012 18:30
se ha fome a culpa e do governo do mpla porque nao tem capacidade de govrnar e nao tem conhecimentos pois estao no poder por aventura militar e nao por conhecimentos da lei e por consciencia das obrigacoes que les sao acometidas

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas, 4 de Março de 2015i
X
04.03.2015 18:08
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos