terça-feira, 21 outubro, 2014. 11:54 UTC

Notícias / Angola

Mais de 500 armas recolhidas na Huíla na posse de civis

Autoridades prometem continuar com a campanha por ter sido determinante na redução de crimes na província

Multimédia

Áudio
Teodoro Albano
A polícia nacional na Huíla prossegue a campanha de recolha de armas junto da população civil.

A campanha que decorre sob a forma de entrega voluntária e recolha coerciva permitiu em 2012 a recepção de um total 554 armas de fogo de calibre diversos para além de várias quantidades de carregadores, munições e explosivos.

O chefe da subcomissão técnica provincial de desarmamento, superintendente chefe, Fernando Feliciano António, garantiu que o processo está a ter reflexos na diminuição de crimes com recursos a armas de fogo.

“Durante este período nós assistimos uma redução substancial nos crimes praticados com recurso a armas de fogo, porquanto, nesse período notamos reduções com homicídios com recurso a arma de fogo o roubo com armas de fogo as ameaças as ofensas corporais isto comparado com o ano 2011."

Aquele oficial superior da polícia, afirmou que está em curso um estudo para se determinar o actual número possível de armas em posse da população civil, uma operação que admitiu complicada.

Fernando Feliciano António, anunciou que em estudo está também o destino a dar aos destroços de armas destruídas durante a guerra e avançou com algumas sugestões na calha.

“Pensa-se na possibilidade de se trabalhar com artesãos no sentido de se dar um destino útil a todo aqueles destroços resultantes das armas destruídas, também está se a trabalhar nesse momento na recolha de dados não só fotográficos dados bibliográficos dados técnicos e outros até históricos que comportam o próprio processo no sentido de se publicar o livro que vai espelhar aquilo que é processo de desarmamento a nível do país."

O processo de desarmamento da população civil em Angola teve início em Março de 2005 e na província da Huíla já foram recolhidas mais de doze mil armas de calibre diversos e outras quantidades de carregadores, munições e explosivos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 20 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
20.10.2014 19:05
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos