sexta-feira, 06 março, 2015. 08:59 UTC

Notícias / Angola

Mais de 500 armas recolhidas na Huíla na posse de civis

Autoridades prometem continuar com a campanha por ter sido determinante na redução de crimes na província

Multimédia

Áudio
Teodoro Albano
A polícia nacional na Huíla prossegue a campanha de recolha de armas junto da população civil.

A campanha que decorre sob a forma de entrega voluntária e recolha coerciva permitiu em 2012 a recepção de um total 554 armas de fogo de calibre diversos para além de várias quantidades de carregadores, munições e explosivos.

O chefe da subcomissão técnica provincial de desarmamento, superintendente chefe, Fernando Feliciano António, garantiu que o processo está a ter reflexos na diminuição de crimes com recursos a armas de fogo.

“Durante este período nós assistimos uma redução substancial nos crimes praticados com recurso a armas de fogo, porquanto, nesse período notamos reduções com homicídios com recurso a arma de fogo o roubo com armas de fogo as ameaças as ofensas corporais isto comparado com o ano 2011."

Aquele oficial superior da polícia, afirmou que está em curso um estudo para se determinar o actual número possível de armas em posse da população civil, uma operação que admitiu complicada.

Fernando Feliciano António, anunciou que em estudo está também o destino a dar aos destroços de armas destruídas durante a guerra e avançou com algumas sugestões na calha.

“Pensa-se na possibilidade de se trabalhar com artesãos no sentido de se dar um destino útil a todo aqueles destroços resultantes das armas destruídas, também está se a trabalhar nesse momento na recolha de dados não só fotográficos dados bibliográficos dados técnicos e outros até históricos que comportam o próprio processo no sentido de se publicar o livro que vai espelhar aquilo que é processo de desarmamento a nível do país."

O processo de desarmamento da população civil em Angola teve início em Março de 2005 e na província da Huíla já foram recolhidas mais de doze mil armas de calibre diversos e outras quantidades de carregadores, munições e explosivos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 5 de Março 2015i
X
05.03.2015 22:18
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Noivados de celebridades, filmes e muita música

O episódio 4 da #PassadeiraVermelha traz as peripécias do palco dos Oscars, os vestidos babados, noivados muito falados, as músicas que estão a liderar o TOP 3 americano, com Bruno Mars há semanas consecutivas e muito mais!
Vídeo

Vídeo Power Africa: Visão dos desafios e obstáculos em África devido à falta de energia

Os apagões são uma realidade por toda a África, com as faltas de electricidade a afectarem quase diariamente países ricos e pobres. Que desafios se colocam? Há uma geração energética e de abastecimento em África? O que está a ser feito para que a luz não se apague?
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Mais Vídeos