Links de Acesso

Huíla vai ter nova divisão político-administrativa


Lubango
Lubango

O município do Lubango vai ter nos próximos tempos uma nova divisão político-administrativa com o surgimento de cinco distritos urbanos, disse na capital da Huíla, o administrador municipal Francisco Barros Leonardo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:16 0:00
Faça o Download

Aquilo que deverá ser a nova divisão político-administrativa já está determinado e é consequência do crescimento demográfico e infra-estrutural do município com perto de um milhão de habitantes.

Segundo o administrador municipal do Lubango, o novo modelo a ser implementado na capital da Huíla é uma proposta que resulta de um trabalho aturado de técnicos do Ministério da Administração do Território e da Administração Local.

“Produziu-se uma proposta concreta de como poderia ser a nova divisão político-administrativa da cidade do Lubango e nós propusemos para cinco distritos onde cada um poderá envolver barros da cidade do Lubango. Posteriormente poderemos fazer uma comparação com aquilo que se está a passar ao nível do país, Luanda Lunda-Norte, Malange, etc., para que realmente estes distritos tenham uma certa sustentabilidade político-administrativa para o seu normal funcionamento”.

A necessidade de descentralização dos serviços sociais básicos face ao alargamento da cidade com o surgimento de novos bairros, é, na opinião do gestor principal da capital da Huíla, mais um dos motivos para a nova divisão político-administrativa.

“É preciso que os futuros presidentes dos distritos tenham uma autonomia funcional, financeira, para poderem decidir o funcionamento destes distritos. A visão que se tem e nós concordámos é nesta perspectiva. Há bairros um pouco distante, há bairros com número considerável de habitantes aos quais não se consegue dar solução aos problemas da educação, água, saúde e outros problemas de redes técnicas que precisam localmente de se resolvido”, conclui Francisco Barros Leonardo.

XS
SM
MD
LG