quinta-feira, 24 abril, 2014. 17:24 UTC

Notícias / Angola

Tribunal da Huíla condena ex-intendente da Polícia por crime de homicídio.

O Tribunal Provincial da Huíla condenou a 18 anos de prisão maior o cidadão Tchilongo José, oficial da Polícia, que em Junho passado atirou a matar contra a sua própria esposa.

Vista da cidade do Lubango
Vista da cidade do Lubango
Tamanho das letras - +
Teodoro Albano
O Tribunal Provincial da Huíla condenou a 18 anos de prisão maior o cidadão Tchilongo José, oficial da Polícia, que em Junho passado atirou a matar contra a sua própria esposa.

A instância judicial em alusão deu provimento à acusação do Ministério Público que na nota acusatória, culpou Tchilongo José do crime de homicídio voluntário simples previsto e punível no artigo 349 do Código Penal Angolano.

Ficou provado em tribunal que o então intendente e comandante da segunda esquadra policial do Lubango, ao ter desferido dois disparos contra Olívia Chaves, agiu com intenção de matá-la tendo em conta a utilização da arma de fogo, os tiros contra a vítima e as regiões do corpo atingidas.

O juiz da causa, Fernando Costa, proferiu a leitura da sentença;

“ Em consequência decide em condenar o réu Tchilongo José na pena de 18 anos de prisão maior, no pagamento de 50 mil kwanzas de taxas de justiça e o pagamento de um milhão e 500 mil kwanzas aos familiares da vítima qualquer que se mostrem com direito a ela. Recolhe o réu à cadeia”.

Insatisfeita com a decisão, a família da vítima promete recorrer da sentença e defende a pena máxima de 24 anos, segundo a irmã, Celeste Chapi;

“ Dezoito anos são pouco, infelizmente é triste até, porque não se admite não se compreende, o mínimo que deviam fazer é condenar este indivíduo a 24 anos, o mínimo”.

A Associação de Defesa dos Direitos Humanos Mãos Livres responsável pela defesa da família da vítima, promete fazer a vontade da família;

“ Não é do nosso agrado, então vamos recorrer”, afirmou Jeremias Simão, da Associação Mãos Livres.

Com a sentença ora ditada pode ter chegado ao fim um dos mais mediáticos casos judiciais que agitou a cidade do Lubango nos últimos meses.

Aos 47 anos de idade Tchilongo José, pai de sete filhos, um dos quais com a malograda Olívia Chaves vai agora passar os próximos 18 anos atrás das grades.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 24 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
24.04.2014 15:25
Mais Vídeos