Links de Acesso

Chuvas deixam centenas de famílias ao relento na Huíla


Chuvas torrenciais destroiem casas na Huíla
Chuvas torrenciais destroiem casas na Huíla

As chuvas que se abatem intensamente desde o início de Novembro na província da Huíla já deixaram um grande rasto de destruição.

As chuvas que se abatem intensamente desde o início de Novembro na província da Huíla já deixaram um grande rasto de destruição.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00
Faça o Download

Alguns municípios do interior para já são os mais afectados. Quilengues, Cacula, Caconda e Lubango a capital da Huíla registaram o total de 219 desabamentos de casas e 1.314 pessoas desalojadas.

Há a registar ainda a morte de dois menores na Matala por descarga eléctrica e sete cabeças de gado na circunscrição da Cacula.

O porta-voz da Huíla do serviço de protecção civil e bombeiros, Emanuel Castro, disse que apesar dos danos, a corporação está pronta a intervir em situações de emergência;

“ Os serviços de bombeiros neste momento têm um efectivo de 246 elementos desdobrados em vários pontos da nossa província para intervir em qualquer sinistralidade que possa ocorrer e é dali onde temos o alerta deste balanço feito nestes municípios estamos apetrechados com meios e forças para contrapor qualquer eventualidade que possa afectar as nossas populações”.

As previsões meteorológicas apontam para fortes aguaceiros no presente ano, pelo que, a confirmar-se muito ainda haverá por se contar das consequências das chuvas.

Emanuel Castro destacou por outro lado, a diminuição nos últimos dois anos de zonas em situação de risco na cidade do Lubango;

“Na capital da província da Huíla concretamente no município do Lubango as zonas de risco diminuíram e este é um trabalho árduo que o governo tem estado a fazer”.
Porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros da Huíla, Emanuel Castro.

A Voz da América soube que a situação de calamidade provocada pelas chuvas levou recentemente a subcomissão provincial intersectorial de protecção civil a reunir e de entre outros aspectos, deliberar a necessidade de apoio às dezenas de famílias sinistradas principalmente as do interior da Huíla.
XS
SM
MD
LG