quinta-feira, 17 abril, 2014. 18:49 UTC

Notícias / Angola

Huíla tenta reabilitar quatro mil hectares de terra arável afetada pela seca

Estiagem na Huíla leva responsáveis agrícolas a fazerem nova abordagem em zonas fortemente atingidas pela ausência de chuvas.

Efeitos da seca (foto de arquivo)
Efeitos da seca (foto de arquivo)
Tamanho das letras - +
Teodoro Albano
— Cerca de quatro mil hectares de terras serão trabalhados nas zonas fortemente afectadas pela estiagem na última campanha agrícola na província da Huíla.

A intervenção irá envolver os municípios da Chibia mormente a zona sul, Gambos, parte da Humpata e a circunscrição de Quilengues tidas como zonas críticas em termos de condições agro-pastoris.

O director da Huíla do Instituto de Desenvolvimento Agrário, IDA, Nginamau Luzayawo, acredita nos resultados da intervenção com a introdução da mecanização agrícola e técnica de melhoria dos solos.

“Estamos a implementar já uma actividade muito importante sobre a correcção dos solos. A correcção dos solos permite que a terra, os solos recebam um incremento do calcário para permitir assimilação das plantas. A planta assimila os nutrientes no solo, isso corrige a estrutura e a textura para que realmente a componente vitaminosa seja importante para as plantas”.

Apesar da iniciativa é importante que as chuvas ajudem e para as zonas críticas entre 500 a 600 milímetros de quedas pluviométricas seriam fundamentais para o sucesso do programa.

“Nunca uma população saiu desta zona, quer dizer que, desde que tenhamos cerca de 500 a 600 milímetros, as população vão ter comida para comer”.

Estiagem na Huíla leva responsáveis agrícolas a fazerem nova abordagem em zonas fortemente atingidas pela ausência de chuvas. Quatro mil hectares com recurso a mecanização agrícola serão cultivados nas áreas críticas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos