quarta-feira, 22 outubro, 2014. 07:59 UTC

Notícias / Angola

Huíla tenta reabilitar quatro mil hectares de terra arável afetada pela seca

Estiagem na Huíla leva responsáveis agrícolas a fazerem nova abordagem em zonas fortemente atingidas pela ausência de chuvas.

Efeitos da seca (foto de arquivo)
Efeitos da seca (foto de arquivo)
Teodoro Albano
Cerca de quatro mil hectares de terras serão trabalhados nas zonas fortemente afectadas pela estiagem na última campanha agrícola na província da Huíla.

A intervenção irá envolver os municípios da Chibia mormente a zona sul, Gambos, parte da Humpata e a circunscrição de Quilengues tidas como zonas críticas em termos de condições agro-pastoris.

O director da Huíla do Instituto de Desenvolvimento Agrário, IDA, Nginamau Luzayawo, acredita nos resultados da intervenção com a introdução da mecanização agrícola e técnica de melhoria dos solos.

“Estamos a implementar já uma actividade muito importante sobre a correcção dos solos. A correcção dos solos permite que a terra, os solos recebam um incremento do calcário para permitir assimilação das plantas. A planta assimila os nutrientes no solo, isso corrige a estrutura e a textura para que realmente a componente vitaminosa seja importante para as plantas”.

Apesar da iniciativa é importante que as chuvas ajudem e para as zonas críticas entre 500 a 600 milímetros de quedas pluviométricas seriam fundamentais para o sucesso do programa.

“Nunca uma população saiu desta zona, quer dizer que, desde que tenhamos cerca de 500 a 600 milímetros, as população vão ter comida para comer”.

Estiagem na Huíla leva responsáveis agrícolas a fazerem nova abordagem em zonas fortemente atingidas pela ausência de chuvas. Quatro mil hectares com recurso a mecanização agrícola serão cultivados nas áreas críticas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos