quarta-feira, 16 abril, 2014. 13:12 UTC

Notícias / Angola

Desflorestação na Huíla é "preocupante"

Tamanho das letras - +
Teodoro Albano
— O abate indiscriminado de árvores para a produção do carvão de consumo doméstico está a atingir níveis preocupantes na Huíla.

Na região são várias as zonas que por causa da desflorestação derivada a exploração do carvão estão a perder o verde e consequentemente a colocar em causa o equilíbrio ecológico.


Paulo João, pai de família vive da exploração do carvão. Consciente dos riscos da acção sobre a natureza disse a Voz da América que fá-lo a coberto da sobrevivência.

“Soubemos que cortar as árvores também prejudica a natureza, mas como não temos maneiras não temos emprego, é por isso que estamos a cortar as árvores, eu vivo do carvão mesmo”.

Cacula, Quilengues, Quipungo, Chicomba e Chibia são os municípios tidos como de maior vulnerabilidade na exploração do carvão.

A brigada provincial do Instituto de Desenvolvimento Florestal da Huíla receia o futuro e perante as dificuldades de fiscalização derivadas a ausência de meios humanos e materiais, Dumbo Cangopito, o director, alerta.

“Se realmente medidas atinentes a não definição de políticas de conservação não forem acauteladas e pelos indicadores que nos mostram o dia-a-dia a tendência é de elevar-se de ano para ano”.

A educação ambiental para a utilização mais racional deste recurso impõe-se sob pena de o futuro se afigurar sombrio, porque a desflorestação, esta, é um facto.

“Os resultados que nos evidenciam hoje são mais do que claros então é preciso que realmente haja sensibilidade por parte de toda a sociedade que realmente o problema da florestação é um facto então preciso que medidas enérgicas para se contrapor essa situação sejam tomadas”.

Desflorestação na Huíla avança sem tréguas com o abate indiscriminado de árvores em nome da exploração do carvão de consumo doméstico.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 15 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
15.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos