Links de Acesso

Huíla precisa de mais informações sobre HIV/Sida


ONG financiada pelos Estados Unidos diz que para além de insuficiências há também fragilidades nos programas de sensibilização, apoio e combate ao Sida

O projecto de prevenção e combate do VIH/Sida defendeu mais meios e apoios de sensibilização para preparar as comunidades nas zonas mais distantes na província da Huíla na luta contra a pandemia do século.


please wait

No media source currently available

0:00 0:02:14 0:00
Faça o Download


Trata-se de uma constatação do coordenador do projecto Proactivo em matéria de VIH/Sida desenvolvido nos municípios do Lubango e Chibia pela Acção de Solidariedade e Desenvolvimento ASD, financiado pelo serviço internacional para a população PSI através da USAID.

Elias Amaral sustenta que a extensão da província que conta 14 municípios justifica mais projectos virados para a sensibilização das comunidades sobre os cuidados relativos a doença. Para ele, durante a implementação do projecto que tem como grupo alvo camionistas, trabalhadoras do sexo e seus clientes se tem notado algumas fragilidades de funcionamento dos centros de aconselhamento e testagem voluntária.

“Um dos primeiros problemas que o grupo alvo tem apresentado é mesmo a insuficiência dos serviços de ATV porque normalmente quando nós pegamos os nossos utentes para encaminharmos no centro de saúde para fazer o teste voluntário, normalmente o técnico não está ou se está não pode atender ou se atender é um número acima da média que um o técnico de saúde tem que fazer, porque normalmente um técnico de saúde por dia tem que fazer cinco testes de VIH e nos aparece mais de cinco testes de VHI num só dia e me pergunto será que tem existido o pré e o pós aconselhamento? Ou só tem existido a testagem voluntária?”

Elias Amaral afirmou que o volume de informação nos principais centros urbanos contrasta com a falta dela em outras zonas nas quais o grau de vulnerabilidade para a doença é maior, situação que levanta preocupação.

“Os projectos normalmente têm sido muito focalizados ao município do Lubango e este em termos de informação está acima de todos, mas não tem em vista as áreas mais críticas por exemplo temos a Matala temos Quilengues também é um município de trânsito temos Caluquembe temos a Jamba e normalmente as campanhas de testagem só com acontecem quando existe alguma efeméride.”

O projecto Proactivo que tem a duração de nove meses e se estende até Junho de 2013 está avaliado em 60 mil dólares.
XS
SM
MD
LG