terça-feira, 02 junho, 2015. 19:23 UTC

Notícias / África

Guiné-Bissau: Malam Bacai Sanha recordado no primeiro aniversário da sua morte

A data está a ser assinalada com reflexões académicas, sobretudo históricas, a volta da figura de Malam Bacai Sanha considerado um exemplo da Magistratura Suprema da Nação Guineense.

Malam Bacai SanhaMalam Bacai Sanha
x
Malam Bacai Sanha
Malam Bacai Sanha
Lassana Casamá
Os guineenses assinalaram hoje o primeiro aniversário do falecimento do Presidente Malam Bacai Sanhá , cuja morte foi anunciada a 9 de Janeiro de 2012 no hospital Vâle de Grace, em Paris, onde se encontrava internado.

A data está a ser assinalada com reflexões académicas, sobretudo históricas, a volta da figura de Malam Bacai Sanha considerado um exemplo da Magistratura Suprema da Nação Guineense. Uma nação que carece de paz e estabilidade e foi o que Bacai Sanha importava e defendia durante um ano da sua presidência. Por isso, conseguiu reunir o sentimento dos guineenses a volta destes valores que ainda permanecem longe dos corredores do poder em presença.

Realizou-se uma palestra sob o tema: Vida do Presidente Bacai Sanhá nas últimas três décadas e o Projecto Bacai Ka Na Muri, o que em português, numa tradução literal, significa Bacai Não Vai Morrer.

E na mesma perspectiva, falamos com Agnelo Regala que foi um dos principais conselheiros do falecido Presidente da República, Malam Bacai Sanha:

“Era um homem com uma visão extremamente clara do momento que vivia, das dificuldades a que tinha de fazer frente, mas que procurava as melhores soluções para que os guineenses pudessem de facto chegar a uma plataforma de entendimento. Era uma pessoa que ouvia toda a gente, foi sempre um homem aberto ao dialogo, que um dos aspectos mais marcantes de toda a sua magistratura suprema. O diálogo, a tolerância e a busca de entendimentos entre as diferentes forças políticas, entre a Presidência e o Governo, entre a Presidência, o Governo e os militares, portanto foi uma pessoa que desempenhou um papel de amortecedor das diferentes convulsões e dos diferentes problemas que aconteciam no país”.    

Um ano após a sua morte, guineenses reúnem em reflexão sobre os valores do Presidente Malam Bacai Sanha, numa altura em que o país experimenta mais um período de transição, resultado do último golpe de Estado.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 2 Junho 2015i
X
02.06.2015 17:54
Vídeo

Vídeo Dança para enfrentar a política

O filme "Bailarino do Deserto" (Dsert Dancer) do realizador Richard Raymond baseia-se na história verdadeira de um grupo de jovens iranianos que formaram um grupo de dança clandestino no Irão e que é perseguido por isso. A dança é sua forma de liberdade de expressão
Vídeo

Vídeo Evelyn Rubio a "Latina Blues"

Americana de origem mexicana, Evelyn Rubio é a nova lufada de ar fresco no blues nos Estados Unidos. Das poucas mulheres cantoras, compositoras e saxofonistas, Evelyn conta à VOA como é vencer o blues com o ritmo latino!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #17: Sylvester Stallone em Bollywood e Johnny Depp preso por ter cão

Emily Blunt "cascou" no festival de Cannes e saiba porquê que J Depp pode ser preso por 10 anos. Sylvester Stallone também tem novidades para nós. Confira o vídeo!
Vídeo

Vídeo Sakala: "Huambo é caso para tribunal internacional; Cabinda devia ser região autónoma"

Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, principal partido da oposição em Angola, fala do caso Kalupeteka (dezenas de pessoas morreram de forma misteriosa), considerando-o o ponto mais alto das violações dos direitos humanos. Cabinda por seu lado devia ser autónoma como a Madeira. Entrevista a 22 de Maio
Mais Vídeos