terça-feira, 03 março, 2015. 00:34 UTC

Notícias / África

Supremo Tribunal da Guiné-Bissau tem novo presidente

Trata-se de Paulo Sanhá, até aqui vice-presidente daquele órgão judicial guineense.

Lassana Casamá
O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau tem novo presidente. Trata-se de Paulo Sanhá, até aqui vice-presidente daquele órgão judicial guineense.

O homem que hoje foi eleito, entre 14 juízes conselheiros e desembargadores, substituiu no cargo Maria do Céu Silva Monteiro que nem sequer esteve no acto, quanto mais votar. Está ausente do país, porque razões não se sabe. O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça foi eleito, mediante uma imposição legislativa, segundo a qual só podem votar os citados juízes, mas em exercício, facto que vedou assim a alguns a possibilidade de exercer os seus direitos, mesmo por correspondência, nomeadamente os que estão fora do país. Paulo Sanhá falou a propósito da união da magistratura guineense. Dele disse que a Guiné-Bissau pode esperar uma nova era:

“A Guiné-Bissau pode esperar de mim uma nova era da justiça, uma justiça de imparcialidade, uma justiça onde ninguém será prejudicado só por que tem menos meios do que outro cidadão.” 

Novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça logo depois do anúncio dos resultados. Pelo caminho ficou o juiz conselheiro Augusto Mendes. Mendes falou de irregularidades no processo eleitoral:

“Continuo convicto de que houve irregularidades enormes que ensombraram este processo. E mais não digo para não pensarem que sou mau perdedor.”

Candidato derrotado na eleição do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Augusto Mendes. Para o vice-presidente deste órgão foi eleito o juiz conselheiro Rui Nené, que ainda hoje mesmo foi eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições, sob proposta do PAIGC, partido maioritário na Assembleia Nacional Popular. Ora, o facto do exercício destas duas funções serem incompatíveis, conforme norma legislativa em vigor, Rui Nené terá que escolher onde ficar: no Supremo Tribunal de Justiça ou na Comissão Nacional de Eleições.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinadoi
X
02.03.2015 19:26
Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Marcha em Moscovo homenageia líder da oposição assassinado

Milhares marcharam em homenagem a Boris Nemtsov, líder da oposição russa, assassinado em Moscovo quando passeava com a namorada pela ponte com vista para o Kremlin, na capital da Rússia. Boris Nemtsov assassinado com quatro tiros
Vídeo

Vídeo Putin ex-espião, novo herói da Rússia

Analistas dizem que Putin, um antigo espião, está determinado em restaurar a imagem da Rússia em colocar o país no lugar que lhe compete no mundo – qualquer que seja o meio para alcançar esse objectivo.
Vídeo

Vídeo Birdman - A Inesperada Virtude da Ignorância ()

A sátira de Alejandro Gonzalez Inarritu obteve dois dos principais óscares na noite de Domingo Se nunca viu o filme, mostramos-lhe o filme para que entenda a decisão da Academia de Hollywood.
Mais Vídeos