terça-feira, 16 setembro, 2014. 09:24 UTC

Notícias / África

Supremo Tribunal da Guiné-Bissau tem novo presidente

Trata-se de Paulo Sanhá, até aqui vice-presidente daquele órgão judicial guineense.

Lassana Casamá
O Supremo Tribunal da Guiné-Bissau tem novo presidente. Trata-se de Paulo Sanhá, até aqui vice-presidente daquele órgão judicial guineense.

O homem que hoje foi eleito, entre 14 juízes conselheiros e desembargadores, substituiu no cargo Maria do Céu Silva Monteiro que nem sequer esteve no acto, quanto mais votar. Está ausente do país, porque razões não se sabe. O novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça foi eleito, mediante uma imposição legislativa, segundo a qual só podem votar os citados juízes, mas em exercício, facto que vedou assim a alguns a possibilidade de exercer os seus direitos, mesmo por correspondência, nomeadamente os que estão fora do país. Paulo Sanhá falou a propósito da união da magistratura guineense. Dele disse que a Guiné-Bissau pode esperar uma nova era:

“A Guiné-Bissau pode esperar de mim uma nova era da justiça, uma justiça de imparcialidade, uma justiça onde ninguém será prejudicado só por que tem menos meios do que outro cidadão.” 

Novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça logo depois do anúncio dos resultados. Pelo caminho ficou o juiz conselheiro Augusto Mendes. Mendes falou de irregularidades no processo eleitoral:

“Continuo convicto de que houve irregularidades enormes que ensombraram este processo. E mais não digo para não pensarem que sou mau perdedor.”

Candidato derrotado na eleição do presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Augusto Mendes. Para o vice-presidente deste órgão foi eleito o juiz conselheiro Rui Nené, que ainda hoje mesmo foi eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições, sob proposta do PAIGC, partido maioritário na Assembleia Nacional Popular. Ora, o facto do exercício destas duas funções serem incompatíveis, conforme norma legislativa em vigor, Rui Nené terá que escolher onde ficar: no Supremo Tribunal de Justiça ou na Comissão Nacional de Eleições.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Prostituição infantil em Nairobii
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
13.09.2014 03:03
Na favela de Korogocho, em Nairobi, raparigas com apenas 15 anos de idades dedicam-se à prostituição como meio de ganhar a vida. Elas são o alvo de uma organização não-governamental chamada Iniciativa Miss Koch, que tem realizado o trabalho de resgatar essas menores e com resultados positivos.
Vídeo

Vídeo Prostituição infantil em Nairobi

Na favela de Korogocho, em Nairobi, raparigas com apenas 15 anos de idades dedicam-se à prostituição como meio de ganhar a vida. Elas são o alvo de uma organização não-governamental chamada Iniciativa Miss Koch, que tem realizado o trabalho de resgatar essas menores e com resultados positivos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 12 Setembro 2014

As noticias de Africa que fazem manchete
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 11 setembro 2014

Noticias da America em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 10 Setembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes americanas 9 Setembro 2014

As notícias da America em vídeo
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 9 Setembro 2014

As notícias de África em vídeo
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 8 Setembro 2014

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 5 Setembro 2014

O que faz noticia em Africa
Vídeo

Vídeo Chegada de Dhalakama a Maputo

O presidente de Moçambique Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama subscreveram hoje, 5, os documentos que integram o acordo de paz, assinado na semana passada pelo Governo e pelo principal partido da oposição.
Mais Vídeos