quarta-feira, 29 julho, 2015. 15:55 UTC

Notícias / África e Mundo

União Africana pleaneia reunião entre autoridades de Bissau e governantes exilados.

Carlos Gomes Júnior anuncia disposição de participar. Insiste que força internacional deve ser enviada para Bissau

A caminho de Addis Abeba? Carlos Gomes Junior
A caminho de Addis Abeba? Carlos Gomes Junior
Redacção VOA
A União Africana está a tentar organizar um encontro entre representantes do governo deposto da Guiné Bissau e as autoridades deste país, disse em Lisboa Carlos Gomes Júnior primeiro ministro deposto no golpe de estado de Abril deste ano.




Falando numa conferência de imprensa Carlos Gomes Júnior disse no entanto que continua a insistir na presença de uma força internacional para garantir a segurança e eleições livres no território.




"Não podemos ficar de costas voltadas, temos que nos sentar à mesa para saber o que é que nos diverge", disse Carlos Gomes Júnior.

A Guiné-Bissau está a ser gerida por um Governo de transição, na sequência de um golpe de Estado em Abril passado.

As atuais autoridades de Bissau não são reconhecidas pela comunidade internacional, mas têm o apoio da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental), a organização regional da qual o país faz parte.

Carlos Gomes Júnior  recordou uma recente resolução do Conselho de Segurança da ONU que requer o regresso á legalidade constitucional e disse que nem todos os membros da CEDAO apoiam as autoridades de Bissau.

Na conferência de imprensa Carlos Gomes Júnior leu um comunicado em que refutou as acusações das autoridades de Bissau que teria havido uma tentativa militar de golpe de estado  em Bissau levada a cabo por um capitão ligado ao governo deposto e acusou essas autoridades de tentarem eliminar o PAIGC para instituírem um regime envolvido no que chamou de actividades  ilícitas, uma referencia aparente ao trafico de drogas.




O primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse hoje que já apresentou a sua recandidatura à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que irá participar no congresso agendado para Janeiro.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Mundo 28 Julho 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
29.07.2015 12:46
Vídeo

Vídeo Amy Winehouse - o filme

No documentário, Amy, o realizador Asif Kapadia conta a história do nascimento e queda da super estrela do jazz Amy Winehouse. Usando filmes caseiros feitos por amigos e produtores de Amy, concertos, entrevistas públicas e sessões de gravações, Kapadia criou um retrato fantástico da cantora
Vídeo

Vídeo Sudão: música salva pessoas da morte

Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Vídeo

Vídeo Marvel Comics lança um novo Homem-Aranha: Miles Morales

Seja em quadradinhos ou na tela do cinema, fãs estão acostumados a ver Peter Parker por trás do Homem-Aranha. Mas isto está a mudar. A Marvel Comics lançou Miles Morales para substituir Peter Parker em uma nova série de quadradinhos. Ele é metade latino e metado afro-americano e já é bem popular.
Mais Vídeos