Links de Acesso

Guebuza e Dhlakama selam acordo de paz com um abraço


Armando Guebuza e Afonso Dhlakama
Armando Guebuza e Afonso Dhlakama

O encontro aconteceu na Presidência da República pouco depois das 12 horas locais.

O presidente de Moçambique Armando Guebuza e o líder da Renamo Afonso Dhlakama subscreveram hoje, 5, os documentos que integram o acordo de paz, assinado na semana passada pelo Governo e pelo principal partido da oposição.

O encontro aconteceu na Presidência da República pouco depois das 12 horas locais e terminou com um abraço entre Guebuza e Dhlakama e uma foto.

O presidente da Repúbilca reiterou que sempre acreditou no sucesso do diálogo: “Não podíamos resolver nada com as forças militares”.

Na ocasião, Armando Guebusa garantiu ainda a criação de um Fundo da Paz que vai formar e viabilizar a reintegração dos militares desmobilizados da Renamo.

Por seu lado, o presidente da Renamo dirigiu as suas palavras aos diplomatas estrangeiros “que participaram e que se empenharam muito neste processo e para a minha segurança”.

Recorde-se que Afonso Dhlakama chegou ontem a Maputo depois de cinco anos de ausência da capital e de ano e meio escondido algures na Serra da Gorongosa e foi recebido por milhares de pessoas.

XS
SM
MD
LG