Links de Acesso

Governo angolano não aprendeu lições do passado - Economista


Preço do petróleo cai abaixo dos 60 dólares o barril pondo em causa orçamento de 2015

Por João Marcos

Um destacado economista angolano acusou o governo de não ter aprendido com crises no passado correndo agora o riso de uma grave crise económica devido à queda do preço do petróleo.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:39 0:00
Faça o Download

O preço do petróleo esta abaixo dos 60 dólares o barril algo que poderá ser problemático para a economia angolana. O orçamento para 2015 previa o petróleo a cerca de 80 dólares o barril, já uma queda substancial em relação ao ano anterior.

O economista Carlos Rosado de Carvalho lembra que a diversificação da economia deveria ter fornecido resultados entre 2004 e 2008, o chamado quinquénio de ouro, quando o petróleo proporcionou altas taxas de crescimento.

Embora admita a existência de sinais de algum crescimento em relação a outros sectores da economia, entre os quais a agricultura e a indústria, Carlos Rosado refere que o petróleo continua a ter um peso bastante alto.

Rosado disse que o governo continua a acreditar em planos centralizados da economia “em que a realidade se deve adaptar aos planos e não os planos à realidade”.

Apoiado em estatísticas oficiais, salienta que nos últimos anos não houve alteração em termos de estrutura da economia angolana que continua dependente do petróleo.

XS
SM
MD
LG