Links de Acesso

Front Line Defenders diz que situação dos defensores dos direitos humanos piorou em Angola


Front Line Defenders
Front Line Defenders

Relatório de 2016 revela aumento de mortos de defensores de direitos humanos no mundo.

Os defensores dos direitos humanos enfrentam dificuldades cada vez maiores em todo o mundo, revelou o relatório da organização Front Line Defenders (FLD, em português Defensores da Linha da Frente) divulgado nesta quinta-feira.

Ao apresentar o relatório anual de 2016 "Parem os assassinatos”, a directora executiva da organização, Mary Lawlor, disse que os defensores dos direitos humanos têm encontrado “ambientes cada vez mais restritivos e brutais em todas as regiões do globo”, que incluem “violência extrema, acusações fabricadas e julgamentos injustos”

Angola é um dos países citados como um dos que viram “o espaço para defensores e defensoras de direitos humanos encolher ainda mais” no ano passado, “devido a novas leis repressivas e ao aumento da interferência do Governo no trabalho das organizações independentes de defesa dos direitos humanos independentes”.

A FLD relata que 156 defensores e defensoras de direitos humanos foram mortos ou morreram enquanto estavam detidos em 25 países nos primeiros onze meses de 2015.

Este número representa um aumento em relação a 2014 em que foram registadas 136 mortes.

Mais da metade das mortes, 87, ocorreram na América Latina, com a Colômbia a liderar a lista com 54 assassinatos.

“Aqueles que têm como alvo defensores e defensoras de direitos humanos intensificaram os seus esforços para silenciá-los, tanto dentro das suas fronteiras como internacionalmente", acusa aquela organização de defesa dos direitos humanos.

Ao mesmo tempo que aumentou o número de assassinatos, subiu também o universo dos países onde as mortes ocorreram.

O relatório da FLD aponta que 45 por cento das mortes estiveram relacionados com a defesa do meio ambiente, da terra e dos direitos dos povos indígenas.

“Outros grupos-alvo foram os defensores e defensoras que trabalham

contra a corrupção e a impunidade, bem como jornalistas e outros activistas que utilizam os meios de comunicação - incluindo as redes sociais - para denunciar abusos”, denuncia a organização.

No continente africano, “as detenções arbitrárias e a intimidação judicial foram, de longe, as tácticas mais comuns utilizadas contra os defensoras dos direitos humanos.

Além de Angola, a FLT aponta o dedo ao Burundi, Camarões, Chade, República

Democrática do Congo, Etiópia, Mauritânia, Níger, Ruanda, Somália, Uganda e Zimbabwe.

A organização reitera que “a defesa dos direitos humanos na América Latina permanece como uma actividade extremamente perigosa e persiste a criminalização da defesa dos direitos humanos e das manifestações pacíficas.

Outras vítimas foram os defensores dos direitos dos homossexuais e transgéneros que totalizaram 15 por cento das mortes registadas na América Latina, por exemplo, sendo o grupo mais hostilizado.

Defensores de direitos humanos em vários países da Ásia continuam a trabalhar num ambiente hostil, tendo sido alvos através de vigilância, intimidação, ameaças e assédio, detenção arbitrária e tortura.

O relatório da Front Line Defenders (FLD, em português Defensores da Linha da Frente) acusa também os países da Europa Oriental e da Ásia Central de excluírem as organizações não governamentais da vida pública, com o aumento do controlo da imprensa e legislação mais rígida.

“Em Maio de 2015, três anos após a sua infame Lei dos Agentes Estrangeiros, a Federação Russa aprovou uma lei sobre organizações indesejáveis”, denuncia o documento, que lembra o facto de o Procurador-Geral da República “poder declarar organizações estrangeiras indesejáveis caso considere que constituem uma ameaça à ordem constitucional da Rússia, à defesa ou segurança”:

Por outro lado, a “desculpa da luta contra o terrorismo" desde 11 de Setembro de 2001 é reconhecida como um dos principais motores para a redução do espaço da sociedade civil em todo o mundo, na óptica da FLD, que avisa para “o risco real de defensores direitos humanos serem vítimas dos governos”.

A directora executiva daquela organização Mary Lawlor apelou ao Governo irlandês, outros Estados membros da União Europeia e os países que acreditam na democracia, no Estado de Direito e nos direitos humanos a “adoptarem uma política automática de condenação pública aos assassinatos de defensores de direitos humanos", em qualquer lugar.

“Para a União Europeia, é muito cómodo suscitar a situação no Burundi ou na Bielorrússia, mas quando se trata da Etiópia, da China, do México ou do Azerbaijão, é uma história diferente”, acusa Lawlor, para quem “a Irlanda e a UE deveriam ser tão fortes ao falar sobre defensores de direitos humanos em países onde têm interesses políticos, económicos e estratégicos também”.

XS
SM
MD
LG