Links de Acesso

Especialista diz que foi um erro demitir direcção da cadeia do Yabi


Cadeias angolanas não seguem os padrões internacionais.

As cadeias angolanas não têm as condições exigidas internacionalmente para a manutenção de reclusos, disse um especialista angolano em questões prisionais

Fernando Falua reagia à VOA à revolta na prisão do Yabi, em Cabinda, que resultou na fuga de centenas de presos e manifestou-se também contra a decisão das autoridades de demitirem a direcção da referida cadeia.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:59 0:00
Faça o Download

Falua disse que na generalidade a superlotação é um dos problemas que leva a revoltas e isso era um facto no Yabi.

"Yabi é uma cadeia de mínima segurança e há uma superlotação, ou seja tem uma população penal para além da sua capacidade", disse o especialista.

Para além da superlotação, Fernando Falua diz que a falta de ocupação do tempo dos reclusos é outro motivo que leva ao desespero do preso.

"Os nossos presos não tem uma ocupação em pequenos e grandes ofícios que lhes dê uma tranquilidade", explicou.

Uma outra razão na base de motins de presos é juntar todos os tipos de presos numa mesma cela, segundo Falua, para além da necessidade de haver psicólogos nas cadeios, o que não existe.

Fernando Falua manifestou-se também contra a decisão das autoridades de demitir toda a direcção da prisão antes de um inquérito.

"A medida certa seria uma suspensão e não demissão, a criação de uma comissão de inquérito, depois de apurados os factos é que se podia manter ou exonerar a direcção", defendeu.

De acordo com dados oficiais cerca de 150 presos fugiram da cadeia de Yabi, dois foram alvejados e 20 foram capturados.

Outras fontes falam em 300 presos evadidos.

XS
SM
MD
LG