Links de Acesso

FMI quer melhor gestão nas empresas do Estado em Moçambique


Minas de Carvão em Tete/Moçambique
Minas de Carvão em Tete/Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) louva o crescimento económico e a baixa inflação em Moçambique, mas está preocupado com a gestão das empresas detidas pelo estado.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:23 0:00
Faça o Download

O investimento em grandes projectos de carvão e gás natural inspiram boas perspectivas a médio prazo, mas os baixos preços de bens aumentaram os riscos a curto prazo, explica em comunicado o FMI.

Moçambique cresceu 7.5% em 2014 e o Governo anunciou que este ano o nível será o mesmo, em grande parte graças ao desempenho dos sectores de electricidade e gás.

O FMI diz que o país precisa de melhorar a gestão de finanças públicas, incluindo um forte controlo das empresas detidas pelo estado e melhoria de riscos fiscais.

O nível de despesas e a qualidade de gestão das empresas e instituições do Estado têm também sido alvo de crítica de organizações da sociedade civil.

Baltazar Fael, do Centro de Integridade Pública(CIP), confirma que o assunto é preocupante. “Há problemas sérios de gestão em Moçambique, e o Governo deverá reflectir e mudar”, alerta.

Fael dá o exemplo das mordomias dadas aos juízes, que chegam a ter um número exagerado de viaturas de luxo.

Em contrapartida, diz Fael, o crescimento económico ainda não se reflecte no dia-a-dia da população, que ainda vive em situações precárias.

O FMI afirma que as reformas estruturais em curso no país, incluindo a nova lei que regula a indústria extractiva, são encorajadoras, mas são necessárias mais medidas para melhorar o ambiente de negócios.

Esta semana, em Maputo, na conferência da sociedade civil sobre a indústria extractiva, várias organizações defenderam maior transparência na gestão do sector para evitar que a oportunidade de desenvolvimento se transforme em foco de conflitos.

Fael defende ser "preciso combater a ganância da elite" para que a população veja os benefícios da indústria extractiva.

XS
SM
MD
LG