segunda-feira, 21 abril, 2014. 04:33 UTC

Notícias / Angola

Centenas de famílias poderão perder casas a favor de Isabel dos Santos

Presidente de Angola, José Eduardo dos SantosPresidente de Angola, José Eduardo dos Santos
x
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Tamanho das letras - +
Coque Mukuta
Centenas de famílias poderão perder as suas casas a favor de interesses económicos de Isabel dos Santos, filha do Presidente José Eduardo dos Santos.



Com efeito o Complexo Residencial da Samba até agora supervisionado pela Logitecnica, um gabinete técnico do Ministério do Urbanismo e Construção do Governo Angolano, atribuído à professores, médicos, enfermeiros entre outros é agora uma unidade privada pertencente à filha do Presidente angolano, a empresaria Isabel dos Santos

Um porta-voz da Empresa Gesmatil, ligada à filha do Presidente da República de Angola, a empresària Isabel dos Santos confirmou a Voz da América a privatização do “Complexo da Samba” que vinha sendo tutelado pelo Ministério do Urbanismo e Construção com inquilinos há mais de quinze anos.

Manuel da Silva Coordenador Adjunto da Comissão de Moradores do Complexo da Samba diz-se surpreso com a decisão. Os moradores, dissem, nunca foram notificiados da privatização.

“Até agora não fomos contactados por nenhuma entidade que diz ter privatizado (o complexo) tal como saiu no Diário da República” disse.

A Voz da América foi informada que as 308 famílias residentes naquele complexo serão encaminhados para as casas do Zango III.

Para o jurista Albano Pedro independentemente de quem venha  a ser o novo dono os inquilinos gozam do direito de preferência segundo a Lei do Inquilinato da República de Angola

“Neste caso fica sujeito a lei do inquilinato e a lei do inquilinato diz claramente que havendo interesse do senhorio em alienar a habitação ou espaço habitacional têm os inquilinos o direito de preferência,” disse.

“O senhorio tem em primeira estância obrigação de contactar os moradores que são os inquilinos para que estes querendo exerçam o direito de preferência que é adquirirem em primeira mão o imóvel. Caso estes se mostrem desinteressados em adquirirem os imóveis então o senhorio pode contactar terceiro” disse.

Manuel da Silva, da associação dos moradores,  disse que se a lei for seguida os moradores irão melhorar as habitações de modo “espectacular”.

“Isso serviria para darmos exemplo do que quê é requalificação de uma zona” disse
O jurista Albano Pedro disse ainda que por não ter havido o direito de preferência para este caso em concreto fica claro que os inquilinos.

““Não tendo havido este direito de preferência fica claro que o senhorio vai ter que os indemnizar” disse Albano Pedro
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: carlos kiomboloca de: luanda
12.12.2012 23:09
Nao estou preocupado pela pessoa que vem futuramente a gerir o Complexo. mais sim pela forma desonesta que esta ser gerida a empresa Logitécnica. nao entendo pessoas sem pincipios de gestao de empresa , sao indevidamente empurradas a gerir a logitécica como tal. faço as seguintes perguntas:quem nomea o gestor da Logitécnica? qual o ministério de tutela desta empresa? o gestor presta conta a quem? porque o assunto da Logitécnica nao volta ao conselho de ministro? nao se reve o quadro juridico desta empresa no mirex?


por: Francis
05.12.2012 03:49
Nunca tive duvidas de que o Nosso Pais Angola, e um Pais Privatizado pela familia JES. Essa noticia confirma tudo. Coitados de Nos que participamos nas Lutas de Libertacao de Angola para a nossa Liberdade. Coitado ate mesmo de Agostinho Neto cujo sonho foi Libertar o seu Povo. Coitados do Savimbi e Holden Roberto, esses tiveram razoes de sobra para continuarem a Luta de Libertacao. Hoje esses Herois ja mortos, penso que teriam vergonha nas suas caras Vendo a pouca vergonha que a Familia JES esta tratando o Povo que tanto lutaram para a sua Libertacao do Jugo Colonial Portugues, porque o resultado devido essas a Lutas, fez com que se criasse em Angola com o JES Governando o vergonhoso Neo-Colonialismo e subjugando e Oprimido o Povo pior que o chamado Colonialismo Portugues.


por: Anónimo
04.12.2012 23:48
O JOSE EDUARDO DOS SANTOS SUBSTITUIU O MOBUTU , GADAFI, MUBARAK , BOKASSA , BONGO , COMO AUTOMATA , QUANDO OS OCIDENTAIS SENTIREM -SE CANSADOS DELE IRAO LARGAR IENAS PARA LHE DEVORAREM .COMO FIZERAM NOS SEUS HOMOLOGOS.DEPOIS DE SERES USADO , POTA-SE FORA PORQ NAO SERVE , O SAVIMBO FOI USADO CONTRA A GUERRA FRIA , DEPOIS FOI ENTREGUE AOS MABECOS LHE DEVORAREM


por: Anónimo
04.12.2012 23:32
ESTE E O VAMPIRISMO EDUARDISTA , ELE E O SR FEUDAL E LAMBAO QUER TUDO PARA ELE .

ABAIXO O ESCROQUERISMO DO DITADOR E DINOSAURO PRESIDENTE


por: Rui Tavares Gomes de: Londres
04.12.2012 17:39
muito vergonhoso para o povo Irmão de Angola, Eles querem só para os amigos e familiares o povo cada dia a sofrer sem a voz, no pleno seculo XXI, eles não sabem que vão morrer e não vão levar nada para o CÉU , e tudo vai ficar aqui na terra. sejam humildes com os outros. até é uma vergonha para os povos africanos ... cada dia estão a comprar as empresas e os acções nos bancos europeus ! e as populações vivem mal, os europeus estão a rirem de nós ... é por cima ainda tem os apoiantes inocentes


por: José António de: Portugal
04.12.2012 17:22
Todos os Angolanos sabem que quase metade de Luanda é do Presidente José Eduardo dos Santos, e seus familiares! Mas houve eleições ainda a pouco tempo, e não sei como é que a comunidade rica dos Angolanos conseguiu, convencer a classe pobre dos Angolanos que é, em maioria a votar nesse homem.


por: Rui Manuel da Costa de: Bisssau
04.12.2012 08:44
esta que é domacracia que se vive hoje em Angola, é pena este homem violento quer tudo para a sua familia.
quem é Isabel dos Santos para ter tudo em Angola.
tenha vergonha senhor ditador José dos Santos deixe de furtar riqueza do povo.


por: José António de Carvalho de: Cabinda
04.12.2012 08:29
Só falta mesmo um pouquinho para que todo território de Angola seja propriedade exclusiva de José Eduardo dos Santos e sua família. E os seus sequazes continuam a bater palmas perante todas estas atrocidades. Será que vos lavou o cérebro?


por: NOE JULIO de: LUANDA
04.12.2012 04:59
ao se concretizar esse facto,julgo existir intençao dea familia presencial,em privatizar todo,o pais,ja nao basta,os espaços todos da costa costeira de Luanda e na so.desde a ilha de Luanda,ao Mussulo.ainda essa,e' uma aberraçao,eles comem tudo,e nada resta para,os verdadeiros Nativos,nao havendo exercida a lei de preferencia do inquilinato,logo pressupoe-se,a violaçao dos direitos ms elementares do cidadao,e dos direitos humanos,nao.se deve impor a retirada compulsiva p o Zango,assim sendo estamos.perante a um crime contraq os direitos humanos,Que se faça cumprir as leis segundo a Constituiçao da Republica.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 18 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
18.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Mais Vídeos