domingo, 21 dezembro, 2014. 23:55 UTC

Notícias / Angola

Centenas de famílias poderão perder casas a favor de Isabel dos Santos

Presidente de Angola, José Eduardo dos SantosPresidente de Angola, José Eduardo dos Santos
x
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Coque Mukuta
Centenas de famílias poderão perder as suas casas a favor de interesses económicos de Isabel dos Santos, filha do Presidente José Eduardo dos Santos.



Com efeito o Complexo Residencial da Samba até agora supervisionado pela Logitecnica, um gabinete técnico do Ministério do Urbanismo e Construção do Governo Angolano, atribuído à professores, médicos, enfermeiros entre outros é agora uma unidade privada pertencente à filha do Presidente angolano, a empresaria Isabel dos Santos

Um porta-voz da Empresa Gesmatil, ligada à filha do Presidente da República de Angola, a empresària Isabel dos Santos confirmou a Voz da América a privatização do “Complexo da Samba” que vinha sendo tutelado pelo Ministério do Urbanismo e Construção com inquilinos há mais de quinze anos.

Manuel da Silva Coordenador Adjunto da Comissão de Moradores do Complexo da Samba diz-se surpreso com a decisão. Os moradores, dissem, nunca foram notificiados da privatização.

“Até agora não fomos contactados por nenhuma entidade que diz ter privatizado (o complexo) tal como saiu no Diário da República” disse.

A Voz da América foi informada que as 308 famílias residentes naquele complexo serão encaminhados para as casas do Zango III.

Para o jurista Albano Pedro independentemente de quem venha  a ser o novo dono os inquilinos gozam do direito de preferência segundo a Lei do Inquilinato da República de Angola

“Neste caso fica sujeito a lei do inquilinato e a lei do inquilinato diz claramente que havendo interesse do senhorio em alienar a habitação ou espaço habitacional têm os inquilinos o direito de preferência,” disse.

“O senhorio tem em primeira estância obrigação de contactar os moradores que são os inquilinos para que estes querendo exerçam o direito de preferência que é adquirirem em primeira mão o imóvel. Caso estes se mostrem desinteressados em adquirirem os imóveis então o senhorio pode contactar terceiro” disse.

Manuel da Silva, da associação dos moradores,  disse que se a lei for seguida os moradores irão melhorar as habitações de modo “espectacular”.

“Isso serviria para darmos exemplo do que quê é requalificação de uma zona” disse
O jurista Albano Pedro disse ainda que por não ter havido o direito de preferência para este caso em concreto fica claro que os inquilinos.

““Não tendo havido este direito de preferência fica claro que o senhorio vai ter que os indemnizar” disse Albano Pedro
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: carlos kiomboloca de: luanda
12.12.2012 23:09
Nao estou preocupado pela pessoa que vem futuramente a gerir o Complexo. mais sim pela forma desonesta que esta ser gerida a empresa Logitécnica. nao entendo pessoas sem pincipios de gestao de empresa , sao indevidamente empurradas a gerir a logitécica como tal. faço as seguintes perguntas:quem nomea o gestor da Logitécnica? qual o ministério de tutela desta empresa? o gestor presta conta a quem? porque o assunto da Logitécnica nao volta ao conselho de ministro? nao se reve o quadro juridico desta empresa no mirex?


por: Francis
05.12.2012 03:49
Nunca tive duvidas de que o Nosso Pais Angola, e um Pais Privatizado pela familia JES. Essa noticia confirma tudo. Coitados de Nos que participamos nas Lutas de Libertacao de Angola para a nossa Liberdade. Coitado ate mesmo de Agostinho Neto cujo sonho foi Libertar o seu Povo. Coitados do Savimbi e Holden Roberto, esses tiveram razoes de sobra para continuarem a Luta de Libertacao. Hoje esses Herois ja mortos, penso que teriam vergonha nas suas caras Vendo a pouca vergonha que a Familia JES esta tratando o Povo que tanto lutaram para a sua Libertacao do Jugo Colonial Portugues, porque o resultado devido essas a Lutas, fez com que se criasse em Angola com o JES Governando o vergonhoso Neo-Colonialismo e subjugando e Oprimido o Povo pior que o chamado Colonialismo Portugues.


por: Anónimo
04.12.2012 23:48
O JOSE EDUARDO DOS SANTOS SUBSTITUIU O MOBUTU , GADAFI, MUBARAK , BOKASSA , BONGO , COMO AUTOMATA , QUANDO OS OCIDENTAIS SENTIREM -SE CANSADOS DELE IRAO LARGAR IENAS PARA LHE DEVORAREM .COMO FIZERAM NOS SEUS HOMOLOGOS.DEPOIS DE SERES USADO , POTA-SE FORA PORQ NAO SERVE , O SAVIMBO FOI USADO CONTRA A GUERRA FRIA , DEPOIS FOI ENTREGUE AOS MABECOS LHE DEVORAREM


por: Anónimo
04.12.2012 23:32
ESTE E O VAMPIRISMO EDUARDISTA , ELE E O SR FEUDAL E LAMBAO QUER TUDO PARA ELE .

ABAIXO O ESCROQUERISMO DO DITADOR E DINOSAURO PRESIDENTE


por: Rui Tavares Gomes de: Londres
04.12.2012 17:39
muito vergonhoso para o povo Irmão de Angola, Eles querem só para os amigos e familiares o povo cada dia a sofrer sem a voz, no pleno seculo XXI, eles não sabem que vão morrer e não vão levar nada para o CÉU , e tudo vai ficar aqui na terra. sejam humildes com os outros. até é uma vergonha para os povos africanos ... cada dia estão a comprar as empresas e os acções nos bancos europeus ! e as populações vivem mal, os europeus estão a rirem de nós ... é por cima ainda tem os apoiantes inocentes


por: José António de: Portugal
04.12.2012 17:22
Todos os Angolanos sabem que quase metade de Luanda é do Presidente José Eduardo dos Santos, e seus familiares! Mas houve eleições ainda a pouco tempo, e não sei como é que a comunidade rica dos Angolanos conseguiu, convencer a classe pobre dos Angolanos que é, em maioria a votar nesse homem.


por: Rui Manuel da Costa de: Bisssau
04.12.2012 08:44
esta que é domacracia que se vive hoje em Angola, é pena este homem violento quer tudo para a sua familia.
quem é Isabel dos Santos para ter tudo em Angola.
tenha vergonha senhor ditador José dos Santos deixe de furtar riqueza do povo.


por: José António de Carvalho de: Cabinda
04.12.2012 08:29
Só falta mesmo um pouquinho para que todo território de Angola seja propriedade exclusiva de José Eduardo dos Santos e sua família. E os seus sequazes continuam a bater palmas perante todas estas atrocidades. Será que vos lavou o cérebro?


por: NOE JULIO de: LUANDA
04.12.2012 04:59
ao se concretizar esse facto,julgo existir intençao dea familia presencial,em privatizar todo,o pais,ja nao basta,os espaços todos da costa costeira de Luanda e na so.desde a ilha de Luanda,ao Mussulo.ainda essa,e' uma aberraçao,eles comem tudo,e nada resta para,os verdadeiros Nativos,nao havendo exercida a lei de preferencia do inquilinato,logo pressupoe-se,a violaçao dos direitos ms elementares do cidadao,e dos direitos humanos,nao.se deve impor a retirada compulsiva p o Zango,assim sendo estamos.perante a um crime contraq os direitos humanos,Que se faça cumprir as leis segundo a Constituiçao da Republica.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 19 Dezembro 2014i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
19.12.2014 20:45
As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 19 Dezembro 2014

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Gozar com Kim Jong Un é assunto sério

O filme " A Entrevista" com James Franco e Seth Rogen foi realizado, mas a Sony Pictures Entertainment cancelou a sua estreia. O que prometia ser um sucesso de bilheteiras para Hollywood tornou-se num pesadelo entre ameaças da Coreia do Norte aos Estados a ataques de pirataria à Sony Pictures.
Vídeo

Vídeo Presidente Obama fala aos cubanos

"Ao povo cubano, os EUA estendem a sua mão de amizade"
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 18 Dezembro 2014

As imagens noticiosas de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Dezembro 2014

As imagens das noticias de Africa
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 12 Dezembro 2014

As imagens das noticias africanas
Mais Vídeos