Links de Acesso

Estudo revela que 8 por cento da riqueza mundial está em paraísos fiscais


Pelo menos 7,6 triliões de dólares, - 8 por cento da riqueza mundial - estão em contas de particulares em paraísos fiscais, revela um recente estudo publicado no Journal of Economic Perspectives.

As contas de europeus são a maioria, e somam 2,6 triliões de dólares em Estados que misturam debilidade do sistema fiscal e escuridão financeira, afirma o francês Grabiel Zucman, professor assistente na London School of Economics. Na segunda posição estão os asiáticos, com 1,3 trilião, os americanos, com 1,2 trilião, e residentes dos países do Golfo, com 700 mil milhões.

O estudo leva em conta apenas os activos financeiros e não os bens mobiliários ou imobiliários que também possam manter nestes paraísos fiscais. Segundo o estudo, as multinacionais americanas utilizam cada vez mais os paraísos fiscais para reduzir os seus impostos. Em 2013, 55 por cento da sua renda no exterior estavam localizados nestes Estados, especialmente Luxemburgo e Singapura, contra pouco mais de 20 por cento há 30 anos.

XS
SM
MD
LG