Links de Acesso

Estados Unidos enviam delegação especial para Cimeira em Adis Abeba


Os Estados Unidos da América enviaram uma forte delegação, liderada pelo Vice-Secretário de estado William Burns, para a Cimeira da União Africana, que se realiza em Adis Abeba, entre 21 e 31 de Janeiro.

A delegação americana é composta por membros do Governo que se vão reunir com os principais membros da União Africana e tem como missão discutir as prioridades comuns aos EUA e a África.

A equipa segue para a capital da Etiópia uma semana após o Presidente Barack Obama ter anunciado o convite a 47 Chefes de Estado africanos para a Cimeira EUA/África em Agosto.

Da comitiva americana fazem parte o Assistente Especial do Presidente Obama e Conselheiro de Segurança Nacional, o Director para as Relações Africanas, Grant Harris.

O PR americano tem dados especial atenção a África nos últimos tempos, procurando novas oportunidades entre os EUA e África, no que toca ao desenvolvimento económico.

Esta é a primeira vez que uma equipa tão grande e com membros-chave do Governo se desloca a África para reunir com os líderes do continente.

A Cimeira da União Africana dura dez dias e tem como tema "Transformar a agricultura de África: Aproveitando oportunidades para o Crescimento Inclusivo e Desenvolvimento Sustentável.

A delegação americana é composta também por Linda Thomas-Greenfield, Secretária para as Relações Africanas, Rexon Ryu, Representante Permanente dos EUA nas Nações Unidas, Donald Booth, Enviado Especial para o Sudão e Sudão do Sul, Russell D. Feingold, Enviado Especial para os Grandes Lagos e para a República Democrática do Congo, Mark Feierstein, Administrador Associado da USAID, Earl Gast, Administrador Assistente da USAID, Tjada McKenna da Segurança Alimentar e Florizelle Liser, Representante para as Trocas Comerciais com África
XS
SM
MD
LG