Links de Acesso

Estados Unidos apoiam Cabo Verde em matéria de segurança


Embaixador americano em Cabo Verde, Donald Heflin
Embaixador americano em Cabo Verde, Donald Heflin

Novo acordo ascende a dois milhões de dólares.

Os Estados Unidos estão a reforçar a cooperação com Cabo Verde na área da segurança. Os dois países assinaram um novo pacote de ajuda financeira americana ao arquipélago, no valor de dois milhões de dólares.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:31 0:00
Faça o Download

A ajuda dos Estados Unidos inclui equipamentos de tecnologias e informação destinados à Policia Judiciária e Unidade de informação Financeira, bem como para as Polícias Militar e Marítima e a Guarda Costeira.

O Governo americano demonstra o firme propósito em ajudar o Executivo cabo-verdiano no reforço da segurança, realça o embaixador Donald Heflin.

Para o ministro da Justiça, José Carlos Correia, o apoio norte-americano reveste-se de grande importância, já que a luta contra a lavagem de capitais e o narcotráfico exigem acções concertadas e esforços de todos.

Apesar da complexidade dessa missão, Cabo Verde tem dado passos positivos na luta contra lavagem de capitais e narcotráfico.

Prova disso diz o ministro da Justiça, "são as apreensões de drogas e avultados bens dos traficantes que foram revertidos a favor do Estado".

Correia destaca que este trabalho foi realizado com o pronto apoio dos parceiros internacionais, "por isso Cabo Verde espera continuar a contar com a ajuda dos Estados Unidos da América".

No quadro do reforço da cooperação, o embaixador americano esteve recentemente nos Estados Unidos a promover Cabo Verde, com o objectivo de tentar atrair empresários a investirem no arquipélago.

Apesar de não ter conseguido contactos directos com possíveis investidores, Donald Heflin diz ter identificado algumas áreas de cooperação.

XS
SM
MD
LG