Links de Acesso

Especialistas defendem mudança profunda na agricultura moçambicana


Angola agricultura camponeses
Angola agricultura camponeses

Economistas moçambicanos defendem a redifinição das políticas agrárias do país, por forma a que a agricultura seja verdadeiramente a base da economia nacional.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00
Faça o Download


O sector é, na essência, predominantemente de subsistência e caracteriza-se por baixos níveis de produção e de produtividade. O ministro da Agricultura, José Pacheco, deu conta das prioridades e desafios das políticas agrícolas do país.

"Temos como prioridade prestar serviços com eficiência e eficácia, tendo em vista a segurança alimentar e nutricional e a exportação de produtos agrários. Fizemos um alinhamento de um conjunto de constragimentos principais nas esferas tecnológica, produtiva, mercados, sistema financeiro rural e infra-estruturas", disse Jos Pacheco.

Para o economista João Ferreira o Estado tem estado a fazer o papel que caberia ao sector privado e pergunta "por quê o sector privado não investe na produção de mandioca, por exemplo".

Porseu vez, o também economista Firmino Mucavele diz que o país deve tirar proveito do trabalho de investigação agrícola que já foi feito no país.

"Se nós formos ao Instituto de Investigação Agrária encontraremos muita coisa feita, quanto é onde disso que foi feito estamos a aproveitar, o que estamos a retirar de lá?Por outro lado estão a entrar outras variedades, será que as conhecemos ou a controlá-las?", pergunta Mucavele.

A agricultura é tida como uma actividade de risco, mas para ultrapassar este e outros problemas a opção é a economia de escala, segundo defendeu Rangendra de Sousa.

" É economia de escala que pode ser a solução, nós não vamos dar um passo enquanto não tivermos economia de escala", diz Regendra de Sousa, lembrando que passados 40 anos nós fomos incapazes de repor a rede comercial que é o elemento que liga o produtor, o industrial e o consumidor".

Estas reflexões foram feitas num encontro promovido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que reuniu entidades que directa ou indirectamente realizam actividades ligadas a agricultura.

XS
SM
MD
LG