quinta-feira, 30 julho, 2015. 08:07 UTC

Notícias / Angola

Entrevista de dos Santos não é sinal de abertura - analista

Primeira entrevista em 13 anos destina-se a melhorar imagem abalada por recentes revelações - Xavier Figueiredo.

Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos
João Santa Rita
A entrevista que José Eduardo dos Santos deu à televisão portuguesa, SIC, não significa necessariamente uma  abertura política do governo angolano, disse o director da publicação África Monitor, Xavier Figueiredo.




Foi a primeira entrevista do presidente angolano nos últimos 11 anos mas Figueiredo, cuja publicação acompanha os desenvolvimentos internos do governo angolano, disse que ela reflecte mais uma tentativa de melhorar a imagem de dos Santos no exterior do que uma abertura política ao diálogo.

“Houve um sentimento de necessidade de dar essa entrevista como forma de amortecer uma vaga que se instalou fora de Angola e que estava a obscurecer a imagem do presidente de Angola,” disse Figueiredo.

O director do África Monitor disse que a imagem de dos Santos tinha sido afectada por uma série de declarações e de “pronunciamentos públicos” feitas nos últimos meses no estrangeiro que “o atingiram especialmente a ele” mas que devido a isso “também estavam a abalar o próprio regime”.

A entrevista, disse, pode não ser mais do que “uma almofada que se destina a aumentar a capacidade de manobra do presidente e do regime para aumentarem as suas políticas internas” que têm sido “ mais rígidas no que toca ao controlo da comunicação social, á imposição de facto de algumas limitações aos direitos de reunião e de expressão”.

“Tenho dúvidas que isto seja um sinal de que estejam a abrir,” disse Xavier Figueiredo para que a entrevista “parece mais um suporte para manter estas políticas.

A última entrevista dada por Eduardo dos Santos tinha sido dada á Voz da América em 2002.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: o invisivel de: Luanda
07.06.2013 07:48
Não disse nada de novo que os Angolonas não saibam as promessas que nunca viram realidade , enrolou muito as respostas,

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Americanas 29 de Julho 2015i
|| 0:00:00
...  
🔇
X
29.07.2015 18:46
Vídeo

Vídeo Amy Winehouse - o filme

No documentário, Amy, o realizador Asif Kapadia conta a história do nascimento e queda da super estrela do jazz Amy Winehouse. Usando filmes caseiros feitos por amigos e produtores de Amy, concertos, entrevistas públicas e sessões de gravações, Kapadia criou um retrato fantástico da cantora
Vídeo

Vídeo Sudão: música salva pessoas da morte

Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Vídeo

Vídeo Marvel Comics lança um novo Homem-Aranha: Miles Morales

Seja em quadradinhos ou na tela do cinema, fãs estão acostumados a ver Peter Parker por trás do Homem-Aranha. Mas isto está a mudar. A Marvel Comics lançou Miles Morales para substituir Peter Parker em uma nova série de quadradinhos. Ele é metade latino e metado afro-americano e já é bem popular.
Mais Vídeos