Links de Acesso

Emitido mandado de captura contra ex-presidente do Malawi


Joyce Banda
Joyce Banda

As autoridades policiais malawianas emitiram um mandado de captura contra a antiga Presidente Joyce Banda no âmbito das investigações ao escândalo de corrupção, também conhecido por 'Cashgate', e que culminou no desvio de 6,8 milhões de dólares.

Imagens televisivas, que foram entregues a unidade anticorrupção da polícia, mostram vários encontros privados entre Banda e Oswaldo Lutepo, o principal acusado no escândalo, segundo escreve o jornal ?Times Live? na sua página electrónica.

Os alegados encontros tiveram lugar em várias residências oficiais. O Governo também submeteu a unidade anticorrupção malawiana cópias e registos de presenças de alguns funcionários nos referidos encontros. As alegadas reuniões, que contaram com a participação de alguns antigos ministros e funcionários do Partido do Povo (PP), na altura no poder, foram realizadas entre Dezembro de 2012 e Setembro de 2013.

O Ministro da Informação do Malawi, Kondwani Nankhumwa, explicou que o Governo não tenciona influenciar os resultados da investigação do escândalo. Não há informação do paradeiro da antiga Presidente.

XS
SM
MD
LG