Links de Acesso

Doze partidos concorrem às eleições em São Tomé e Príncipe


Dos partidos que concorrem às eleições legislativas cinco já deram a conhecer os seus candidatos ao cargo de primeiro-ministro.

Doze partidos políticos concorrem às eleições do próximo dia 12 de Outubro em São Tomé e Príncipe.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:33 0:00
Faça o Download

O sorteio das candidaturas para a numeração no boletim de voto foi realizado pelo Supremo Tribunal de Justiça num acto liderado pelo presidente daquela instituição José Bandeira. Enquanto isso, o sorteio para o posicionamento dos candidatos no boletim de voto para as autárquicas e regional do Príncipe, outras duas eleições a realizarem-se em simultâneo com as legislativas de 12 de Outubro, terá lugar ainda esta semana no Tribunal da Primeira Instância.

Dos 12 partidos que concorrem às eleições legislativas, cinco já deram a conhecer os seus candidatos ao cargo de primeiro-ministro.

A ADI, o maior partido político do país, na oposição com 26 dos 55 deputados da Assembleia Nacional avançou Patrice Trovoada como seu candidato ao cargo de Primeiro-ministro. O líder da ADA, ausente do país há cerca de dois anos por alegada perseguição política, após a moção de censura que derrubou o seu Governo, deverá regressar brevemente para participar na campanha eleitoral que começa no dia 27 de Setembro.

Osvaldo Vaz é outro candidato ao posto de primeiro-ministro pelo MLSTP-PSD, o maior partido da actual coligação governamental com 21 lugares na Assembleia Nacional. O PCD, Partido da Convergência Democrática, com sete deputados no actual parlamento tem como concorrente ao cargo de chefe do Governo António Dias, actual ministro da Agricultura, Pecas e Desenvolvimento Rural. Fradique de Menezes, antigo Presidente da Republica, é outro candidato apresentado pelo MDFM-PL, partido com um lugar no parlamento.

O actual primeiro-ministro Gabriel Costa também é candidato a sua sucessão pela UDD, União dos Democratas para Cidadania e Desenvolvimento, partido sem assento parlamentar.

Por causa do clima eleitoral que se avizinha, o Conselho de Ministros, através do seu porta-voz, Jorge Bom Jesus anunciou hoje o adiamento do início do novo ano lectivo, alegando o envolvimento de muitos professores no processo eleitoral.

O Governo já garantiu que a questão da falta de meios financeiros levantada pela Comissão Eleitoral Nacional será ultrapassada.

Cerca de 90 mil eleitores estão inscritos para votar nas eleições de 12 de Outubro.

XS
SM
MD
LG