Links de Acesso

Dirigentes da Casa CE no Namibe foram libertados


Secretario provincial da Casa-CE no Namibe Sampaio Mucanda
Secretario provincial da Casa-CE no Namibe Sampaio Mucanda

Partido vai recorrer das penas suspensas.

Dirigentes da Casa-CE presos no Namibe na terça-feira, 24, foram libertados quinta-feira à tarde depois de terem sido condenados a uma pena de prisão suspensa.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:35 0:00
Faça o Download

O secretário executivo provincial da Casa-CE Sampaio Mucanda, o seu adjunto Francisco Kandjamba e o secretário municipal do Tombwa Valentino Calenga foram postos em liberdade no meio de aplausos de centenas de jovens que se preparavam para uma manifestação pública em torno do caso.

Os dirigentes foram presos na sequência de incidentes registados após fiscais governamentais terem queimado as redes de pescadores na localidade de Tombwa por alegada pesca ilegal.

Dezenas de famílias encontram-se agora sem pode auferir meios de sustentação.

“Consideramo-nos presos políticos porque não cometemos crime, fomos presos no exercício das nossas funções políticas, em defesa das comunidades que vivem exclusivamente da pesca,” disse Sampaio Mucanda para quem as prisões tratam-se de um meio de intimidação.

"Vamos ganhando experiencias e na medida em que pensam que as cadeias nos intimidam estão a fortalecer as nossas convicções para frente é o caminho», concluiu Mucanda.

Dois deputados paralamentares da Casa-CE Lindo Bernardo Tito e Leonel Gomes, ambos advogados, eram aguardados ao longo do dia de hoje, a fim de interpor um recurso às sentenças.

XS
SM
MD
LG