Links de Acesso

Crise do petróleo obriga Angola a "apertar o cinto"


A baixa crescente do preço do petróleo no mercado internacional está a obrigar as autoridades angolanas a ponderarem um conjunto de medidas.

A exportação de petróleo rendeu a Angola, em 2014, cerca de 27,5 mil milhões de dólares, uma quebra de 5 mil milhões de dólares face a 2013, devido à descida da cotação internacional do barril de petróleo.

Por outro lado Angola está a exportar menos. De facto, em 2014 Angola exportou 599 milhões de barris de petróleo, número que contrasta com os 629 milhões do ano anterior.

Em Setembro de 2013 o petróleo exportado por Angola chegou a ultrapassar 110 dólares por barril, mas, a cotação tem vindo a baixar desde o Verão passado, cifrando-se actualmente à volta dos 50 dólares.

A baixa crescente do preço do petróleo no mercado internacional está a obrigar as autoridades angolanas a ponderarem um conjunto de medidas que visam mitigar o choque desta conjuntura e preparar as populações para dias difíceis. Para nos falar sobre o assunto, ouvimos o presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, o economista José Severino e o engenheiro agrónomo, Fernando Pacheco.

please wait

No media source currently available

0:00 0:19:07 0:00
Faça o Download

XS
SM
MD
LG