quarta-feira, 08 julho, 2015. 02:11 UTC

Notícias / África

Congo: União Africana pressiona rebeldes do M23

O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana convocou uma reunião de emergência para reafirmar a sua rejeição da rebelião armada.

Rebeldes do M23 patrulham ruas de Goma
Rebeldes do M23 patrulham ruas de Goma
Redacção VOA
O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana convocou uma reunião de emergência para reafirmar a sua rejeição da rebelião armada no leste do Congo que está a criar uma crise humanitária na região.

A União Africana exigiu que seja permitido o acesso de organizações de ajuda humanitária às regiões de conflito na República Democrática do Congo e está a tomar em consideração o envio de forças internacionais para a região.


O comissário da União Africana, Ramtane Lamamra, afirmou que a sua organização está muito preocupada com a situação: “O conselho apela a todos os membros para que garantam acesso humanitário e garantam a segurança das agências e organizações humanitárias que estão a operar em condições muito difíceis”.

Na sequência da tomada de Goma pelos rebeldes do grupo M23 na semana passada, milhares de pessoas fugiram aos confrontos entre os rebeldes e as forças governamentais.

A União Africana está a considerar o envio de uma força internacional para a região para supervisionar a retirada dos guerrilheiros do M23. Contudo para já disse Lamamra, é a missão das Nações Unidas, a MONUSCO, quem está a supervisionar a retirada: “ A MONUSCO tem a missão de garantir a segurança na área aguardando o envio das unidades de uma força internacional.”

O Conselho para a Paz e a Segurança está igualmente a apelar a todas as partes para que impeçam uma escalada do conflito. Lamamra afirmou entretanto que o governo congolês aceitou já o pedido da União Africana para debater as preocupações do grupoM23 : “ Será nas próximas duas semanas que o governo congolês vai ouvir, avaliar e tentar responder às preocupações do M23”.

O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana deu por outro lado o seu aval à recente declaração do Conselho Internacional da Região dos Grandes Lagos defendendo a sua rápida aplicação. A declaração exige que o M23 retire imediatamente as suas forças de todas as áreas ocupadas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Papa Francisco no Equadori
X
07.07.2015 16:10
"Antes de me ir embora dou-vos a bênção, mas não se preocupem, é de graça!"
Vídeo

Vídeo Papa Francisco no Equador

"Antes de me ir embora dou-vos a bênção, mas não se preocupem, é de graça!"
Vídeo

Vídeo "Crise [económica] que se vive em Angola é artificial", Alcides Sakala

Na segunda parte da entrevista à Voz da América, Alcides Sakala acusa o MPLA de ganhar sempre através de fraude. Este dirigente da UNITA afirma também que o dinheiro do Fundo Soberano foi roubado.
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha #22: "Bifes" entre duas cantoras talentosas, Iggy Azalea e Britney Spears!

E para quem não sabe, P Diddy foi aos BET Awards, mas antes tinha sido preso por "andar à porrada" na universidade do filho! 160 mil dólares foi a fiança
Vídeo

Vídeo Manchetes do Mundo 3 de Julho 2015

AS imagens do mundo em noticia
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 3 Julho 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos