segunda-feira, 28 julho, 2014. 06:14 UTC

Notícias / África

Congo: União Africana pressiona rebeldes do M23

O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana convocou uma reunião de emergência para reafirmar a sua rejeição da rebelião armada.

Rebeldes do M23 patrulham ruas de Goma
Rebeldes do M23 patrulham ruas de Goma
Redacção VOA
O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana convocou uma reunião de emergência para reafirmar a sua rejeição da rebelião armada no leste do Congo que está a criar uma crise humanitária na região.

A União Africana exigiu que seja permitido o acesso de organizações de ajuda humanitária às regiões de conflito na República Democrática do Congo e está a tomar em consideração o envio de forças internacionais para a região.


O comissário da União Africana, Ramtane Lamamra, afirmou que a sua organização está muito preocupada com a situação: “O conselho apela a todos os membros para que garantam acesso humanitário e garantam a segurança das agências e organizações humanitárias que estão a operar em condições muito difíceis”.

Na sequência da tomada de Goma pelos rebeldes do grupo M23 na semana passada, milhares de pessoas fugiram aos confrontos entre os rebeldes e as forças governamentais.

A União Africana está a considerar o envio de uma força internacional para a região para supervisionar a retirada dos guerrilheiros do M23. Contudo para já disse Lamamra, é a missão das Nações Unidas, a MONUSCO, quem está a supervisionar a retirada: “ A MONUSCO tem a missão de garantir a segurança na área aguardando o envio das unidades de uma força internacional.”

O Conselho para a Paz e a Segurança está igualmente a apelar a todas as partes para que impeçam uma escalada do conflito. Lamamra afirmou entretanto que o governo congolês aceitou já o pedido da União Africana para debater as preocupações do grupoM23 : “ Será nas próximas duas semanas que o governo congolês vai ouvir, avaliar e tentar responder às preocupações do M23”.

O Conselho para a Paz e a Segurança da União Africana deu por outro lado o seu aval à recente declaração do Conselho Internacional da Região dos Grandes Lagos defendendo a sua rápida aplicação. A declaração exige que o M23 retire imediatamente as suas forças de todas as áreas ocupadas.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mamai
X
25.07.2014 18:44
Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mama

Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Julho 2014

Os títulos que encerraram a semana no continente africano. Dos ataques do Boko Haram à expansão do vírus do ébola
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 24 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcam a actualidade americana na penúltima semana do mês de Julho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África nesta Quinta-feira
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Julho 2014

Os principais acontecimentos de 22 de Julho no continente africano
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcaram a actualidade desta Quinta-feira
Mais Vídeos