segunda-feira, 28 julho, 2014. 16:24 UTC

Notícias / Angola

Ninguém sabe onde está assassino chinês transferido de Benguela

A bancada parlamentar da UNITA reiterou a sua intenção de levar o caso ao parlamento. Raul Danda advoga que os chineses não devem ser privilegiados em detrimento dos angolanos

Trabalhadores chineses no Kuando Kubango (VOA / A. Capalandanda)
Trabalhadores chineses no Kuando Kubango (VOA / A. Capalandanda)
Manuel José
— Não há meio do assassino chinês Zhang Yang aparecer para cumprir a pena de 23 anos de prisão, proferida pelo tribunal de Benguela. O "sumiço" do chinês está a indignar a Associação de Advogados Mãos Livres que acompanha o caso.

Salvador Freire diz que até ao momento não tem informações sobre o paradeiro de Zhang Yang.


“Até este momento não sabemos o paradeiro do cidadão chinês, não sabemos se está fora do país ou está aqui no interior”.

O advogado tem fé que, bem ou mal, Zhang Yang vai ser devolvido a prisão de Benguela.

“O tribunal competente é o tribunal de Benguela, é uma 'área de jurisdição onde o cidadão foi julgado e condenado, evidentemente, querendo ou não, ele terá que aparecer”.

O causídico defende igualmente a sanção dos responsáveis pela fuga do preso.

“Os responsáveis pelo desaparecimento do cidadão chinês estão localizados, serão responsabilizados, para que tragam de volta o cidadão chinês, para cumprir a pena em Benguela”.

Freire apela ao cumprimento da constituição angolana sobretudo da parte das instituições públicas que de quando em vez a tem violado.

“Há uma grande violação destes direitos, por parte de algumas instituições públicas sobretudo, não há um incremento para acatarmos aquilo que a constituição nos confere como angolanos”.

A bancada parlamentar da UNITA reiterou a sua intenção de levar o caso ao parlamento. Raul Danda advoga que os chineses não devem ser privilegiados em detrimento dos angolanos.

“Um chinês a ser tratado como se estivesse acima do angolano, não pode é grave. É preciso travar os demandos cometidos por chineses em Angola” afirmou o presidente do grupo parlamentar da UNITA.

“O chinês não vem para aqui engravidar nossas filhas e nossas irmãs e não lhe acontece nada, mata os nossos cidadãos e não lhes acontece nada”.
“Onde é que anda o executivo? Onde anda o presidente desta república que disse ser presidente de todos angolanos e tem que proteger acima de tudo os angolanos?”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Prof.Kiluange de: new york City
20.11.2012 23:13
Angola vive um momento extremamente crítico.Estamos à beira do abismo moral e social. O homem que se crê ser o "pai da nação" já há muito provou que é incompetente, inconfiável ao cargo e erário público.José Eduardo dos Santos não está em condições física ou psicológica para entrentar os grandes desafios dessa República. Por além dos problemas da ética e consciência moral, Dos Santos confronta no seu quotidiano o enigma de ter de responder perante o Tribunal de Justiça as acusações que incidem sobre si.E é muito provável que o faça antes do término do seu mandato de cinco anos, dependo da conjuntura política e econômica internacional, e sobretudo da pressão da sociedade civil, em geral! Contudo, a filiação de Dos Santos à máfia internacional constitui o maior perigo para uma eventual transferência pacífica do poder político e económico ao verdadeiro proprietário dessa terra – O POVO ANGOLANO! “ As cláusulas contratuais gerais” da criação da China Sonangol International Holding Limited, préstamos contraídos ao governo chinês, a presença de mais de 156 mil chinos no nosso território nacional, aquisição de terras por estrangeiros, contas bancárias, bens e propriedades do Presidente da República e sua família nuclear, RNB (Rendimento Nacional Bruto),etc., devem ser de domínio público por conterem informações importantes ao cidadão nacional. Por conseguinte, o ideal neste momento seria a demissão imediate e incondicional de Dos Santos,criação de uma comissão de transição,retirada dos chineses,reestruturação do sistema jurídico,dissolver o parlamento – tudo isso para evitar que mergulhemos numa chacina sem precentes na história deste país.A escolha é nossa!!!
Prof.Kiluangenyc@yahoo.com

Resposta

por: Ndumiso de: Zimbabwe
23.11.2012 19:06
Falaste muito bem.
A demissao do ZES , Nothing else.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mamai
X
25.07.2014 18:44
Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Mamografias 3D revolucionam detecção do cancro da mama

Durante anos as mamografias desempenharam um papel vital na detecção do cancro da mama. Mas nem sempre conseguem identificar tumores perigosos. A tecnologia a três dimensões pode revolucionar a triagem e salvar vidas
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Julho 2014

Os títulos que encerraram a semana no continente africano. Dos ataques do Boko Haram à expansão do vírus do ébola
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 24 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcam a actualidade americana na penúltima semana do mês de Julho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 24 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África nesta Quinta-feira
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Julho 2014

Os principais títulos que marcam a actualidade de África
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Julho 2014

Os principais acontecimentos de 22 de Julho no continente africano
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Julho 2014

Os principais acontecimentos que marcaram a actualidade desta Quinta-feira
Mais Vídeos