quarta-feira, 22 outubro, 2014. 06:24 UTC

Notícias / Angola

Ninguém sabe onde está assassino chinês transferido de Benguela

A bancada parlamentar da UNITA reiterou a sua intenção de levar o caso ao parlamento. Raul Danda advoga que os chineses não devem ser privilegiados em detrimento dos angolanos

Trabalhadores chineses no Kuando Kubango (VOA / A. Capalandanda)
Trabalhadores chineses no Kuando Kubango (VOA / A. Capalandanda)
Manuel José
Não há meio do assassino chinês Zhang Yang aparecer para cumprir a pena de 23 anos de prisão, proferida pelo tribunal de Benguela. O "sumiço" do chinês está a indignar a Associação de Advogados Mãos Livres que acompanha o caso.

Salvador Freire diz que até ao momento não tem informações sobre o paradeiro de Zhang Yang.


“Até este momento não sabemos o paradeiro do cidadão chinês, não sabemos se está fora do país ou está aqui no interior”.

O advogado tem fé que, bem ou mal, Zhang Yang vai ser devolvido a prisão de Benguela.

“O tribunal competente é o tribunal de Benguela, é uma 'área de jurisdição onde o cidadão foi julgado e condenado, evidentemente, querendo ou não, ele terá que aparecer”.

O causídico defende igualmente a sanção dos responsáveis pela fuga do preso.

“Os responsáveis pelo desaparecimento do cidadão chinês estão localizados, serão responsabilizados, para que tragam de volta o cidadão chinês, para cumprir a pena em Benguela”.

Freire apela ao cumprimento da constituição angolana sobretudo da parte das instituições públicas que de quando em vez a tem violado.

“Há uma grande violação destes direitos, por parte de algumas instituições públicas sobretudo, não há um incremento para acatarmos aquilo que a constituição nos confere como angolanos”.

A bancada parlamentar da UNITA reiterou a sua intenção de levar o caso ao parlamento. Raul Danda advoga que os chineses não devem ser privilegiados em detrimento dos angolanos.

“Um chinês a ser tratado como se estivesse acima do angolano, não pode é grave. É preciso travar os demandos cometidos por chineses em Angola” afirmou o presidente do grupo parlamentar da UNITA.

“O chinês não vem para aqui engravidar nossas filhas e nossas irmãs e não lhe acontece nada, mata os nossos cidadãos e não lhes acontece nada”.
“Onde é que anda o executivo? Onde anda o presidente desta república que disse ser presidente de todos angolanos e tem que proteger acima de tudo os angolanos?”.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Prof.Kiluange de: new york City
20.11.2012 23:13
Angola vive um momento extremamente crítico.Estamos à beira do abismo moral e social. O homem que se crê ser o "pai da nação" já há muito provou que é incompetente, inconfiável ao cargo e erário público.José Eduardo dos Santos não está em condições física ou psicológica para entrentar os grandes desafios dessa República. Por além dos problemas da ética e consciência moral, Dos Santos confronta no seu quotidiano o enigma de ter de responder perante o Tribunal de Justiça as acusações que incidem sobre si.E é muito provável que o faça antes do término do seu mandato de cinco anos, dependo da conjuntura política e econômica internacional, e sobretudo da pressão da sociedade civil, em geral! Contudo, a filiação de Dos Santos à máfia internacional constitui o maior perigo para uma eventual transferência pacífica do poder político e económico ao verdadeiro proprietário dessa terra – O POVO ANGOLANO! “ As cláusulas contratuais gerais” da criação da China Sonangol International Holding Limited, préstamos contraídos ao governo chinês, a presença de mais de 156 mil chinos no nosso território nacional, aquisição de terras por estrangeiros, contas bancárias, bens e propriedades do Presidente da República e sua família nuclear, RNB (Rendimento Nacional Bruto),etc., devem ser de domínio público por conterem informações importantes ao cidadão nacional. Por conseguinte, o ideal neste momento seria a demissão imediate e incondicional de Dos Santos,criação de uma comissão de transição,retirada dos chineses,reestruturação do sistema jurídico,dissolver o parlamento – tudo isso para evitar que mergulhemos numa chacina sem precentes na história deste país.A escolha é nossa!!!
Prof.Kiluangenyc@yahoo.com

Resposta

por: Ndumiso de: Zimbabwe
23.11.2012 19:06
Falaste muito bem.
A demissao do ZES , Nothing else.

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 21 Outubro 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
21.10.2014 18:07
As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Libéria: Os bravos que recolhem os corpos das vítimas de Ébola

Na Monróvia, capital da Libéria, uma jovem não aceitou ir para o hospital quando os técnicos de saúde assim o solicitaram. E a comunidade em que vivia também não. A jovem morreu e muitos da comunidade estão infectados com Ébola e isto já começa a ser uma história comum na Libéria
Vídeo

Vídeo Qual é o significado estratégico de Kobani?

Kobani continua a ser palco de intensos combates entre militantes do grupo Estado Islâmico (ISIS ou ISIL) e forças curdas. Os EUA levaram a cabo mais ataques aéreos. A ONU adverte para o possível massacre de centenas de civis se a cidade cair totalmente nas mãos dos extremistas islâmicos.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 13 Outubro 2014

As noticias de Africa em video.
Mais Vídeos