Links de Acesso

CASA quer pormenores sobre envio de tropas para a República Centro Africana


Presidente deve explicar "o que está à volta" dessa decisão - Mendes de Carvalho "Miau"

O líder do grupo parlamentar da CASA-CE quer esclarecimentos do Presidente da República sobre os militares angolanos que o Executivo pretende enviar para o conflito na República Centro Africana..

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:19 0:00
Faça o Download

De acordo com André Mendes de Carvalho "Miau" o parlamento não foi informado sobre o possível envio dessas tropas para fazerem parte de uma força de paz.

Tudo que sabe sobre este exercício, diz o almirante e presidente da bancada parlamentar da CASA-CE, ouviu pela imprensa.

Falando à Voz da América, o alto oficial da Marinha de Guerra, na reforma, considera importante que o presidente da república esclareça os angolanos sobre as modalidades e condições do envio de tropas que se pretende para o conflito na RCA.
“Miau” disse que tinha ouvido apenas pela imprensa que Angola tenciona enviar “o equivalente a uma brigada” para aquele país.

"Pela primeira vez Angola vai participar em missões de paz com tropas e gostaríamos de ouvir um pronunciamento do presidente da republica sobre isto", disse.

No seu discurso sobre o estado da nação, José Eduardo dos Santos avançou dados que já eram do conhecimento público: A confirmação da disponibilidade do governo angolano enviar tropas para integrar as forcas de paz das Nações Unidas, para a República Centro Africana, sem no entanto adiantar mais pormenores sobre o referido exercício militar.

Daí a preocupação do oficial na reforma.

"Nós não fomos consultados mas o Presidente da República deve explicar o que está à volta de todo este exercício, para que possamos compreender”, acrescentando que "não tenciona fazer mais comentários sobre a questão até que o PR dê os esclarecimentos necessários".

XS
SM
MD
LG