Links de Acesso

CASA-CE poderá transformar-se em partido


A caminho de um partido? Dirigentes e apoiantes da coligação CASA-CE em marcha durante o período eleitoral
A caminho de um partido? Dirigentes e apoiantes da coligação CASA-CE em marcha durante o período eleitoral

Perito avisa que fim da coligação deverá ser consensual

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) está a analisar a possibilidade de se transformar num partido político.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:33 0:00
Faça o Download


A CASA CE está a preparar-se para as autarquias em diversas província do país e a possibilidade de se formar num partido político tem sido uma das possibilidades em estudo.

Contudo um analista avisou que essa transição pode influenciar negativamente o eleitorado se ela não for consensual.

Em declarações à Voz da América, o analista Ângelo Kapwatcha defendeu a necessidade de haver consenso entre todos líderes de cada partido que compõem essa coligação para se evitar deserções.

“ Se os partidos políticos que compõem a CASA-CE não juntarem os seus membros, os seus princípios, as suas ideias, as suas crenças neste futuro partido isso pode trazer a desagregação e desagregação pode trazer fragilidade”disse Kapwatacha que referiu ainda que uma transição com êxito não fará diferença nenhuma ao eleitorado, visto que o eleitor angolano é indiferente em votar numa coligação ou num partido politico.

“ Isso não produz impacto nos sujeitos eleitorais porque os eleitores são indiferentes em votar num partido político ou numa coligação de partidos políticos” afirmou o analista, acrescentando que “portanto quando o eleitorado recebeu a coligação “ nas eleições de 2012 “não se preocupou em distinguir se isso é um partido ou coligação de partidos políticos, olhou por aquilo que a coligação CASA-CE, podia trazer de melhor e votou”.

As primeiras eleições autárquicas em Angola, inicialmente previstas para 2014, deverão realizar-se somente em 2015, anunciou recentemente, o ministro da Administração do Território, durante uma visita a província do Huambo.

O secretário provincial da CASA- CE em Benguela, Florêncio Kajamba disse à Voz da América que a oportunidade da coligação concorrer nas próximas eleições como partido político está a ser discutida nas conferências municipais e será submetido ao Congresso extraordinário em Abril de 2013 para uma tomada de decisão.

“Se passarmos para partido isso vai tornar a força política cada vez mais coesa. Não quer dizer que não há coesão agora, mas a forma de funcionar de uma coligação, não é igual a de um partido” disse Kajamba acrescentando que “ daí que se formos para um partido teremos mais vantagens”.

Recentemente, o presidente da CASA-CE Abel Chivukuvuku, dissera em Luanda que, a transformação da sua coligação em partido político, faz parte dos acordos iniciais que levaram à constituição da CASA.

No entanto, será feito um estudo da viabilidade jurídica, legal para depois se decidir no congresso se irão dar este passo ou não.

Kajamba explicou que, o ciclo de conferências municipais terminou em Novembro.
Em Janeiro do próximo ano deverá ser realizada a conferência provincial.

A CASA-CE obteve 6 por cento dos votos e elegeu oito deputados nas eleições gerais de 31 de Agosto
XS
SM
MD
LG