quinta-feira, 23 outubro, 2014. 10:07 UTC

Notícias / África

Cabo Verde: Cidadãos aguardam devolução de impostos

Ministra diz que isso poderá acontecer este mês mas poucos acreditam

Eugénio Teixeira
Em Cabo Verde os cidadãos  esperam por uma prenda de Natal fiscal prometida pelo governo mas nas ruas poucos acreditam que as autoridades possam ser o seu Pai Natal.




O governo desde 2008 que está em atraso na devolução depagamentos do Imposto Único de Rendimento, o chamado IUR,  e ainda do IVA. O governo tinha prometido efectuar os pagamentos este ano e isso é agora reclamado pelos cidadãos que pagam o IUR e pelos empresários que pagam o IVA. Mas poucos já acreditam nas promessas do governo.

Cidadãos contactados nas ruas disseram já não ter confiança no governo porque isso tinha já sido prometido várias  vezes e não foi cumprido pelo que há pouca confiança na ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte.

Esta alega que o atraso na devolução do IUR se deve  uma  inspecção  que o seu gabinete mandou realizar, devido a algumas discrepâncias verificadas .

Cristina Duarte que não arrisca nova data, afirma que  neste momento os funcionários das finanças estão a reanalisar os processos.

A ministra fala também da instalação de um aplicativo para  que  situações irregulares não voltem a acontecer.

A governante  garante não haver problema de tesouraria para a restituição do IUR de 2008, acreditando que o pagamento poderá acontecer ainda no decorrer deste mês.

Caso o ministério das finanças proceda ao pagamento do IUR de 2008, seria uma grande prenda de Natal para os contribuintes com direito a receber, já que outros cidadãos têm a devolver, tendo em conta a forte campanha desencadeada nos últimos tempos pelas finanças para a cobrança de impostos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Mãe Trabalhadora - trailler do filmei
X
22.10.2014 18:29
O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Mãe Trabalhadora - trailler do filme

O filme explora a dupla responsabilidade das mulheres moçambicanas, como mães e trabalhadoras. Gentilmente cedido pelo Organização Internacional do Trabalho
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 22 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola e os órfãos da Serra Leoa

Centenas de crianças ficaram órfãos na Serra Leoa devido ao surto do vírus do Ébola, são vítimas do estigma e da rejeição. Os familiares não querem saber deles. A Serra Leoa abriu o primeiro orfanato de vítimas do Ébola no distrito de Kailahun.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 21 Outubro 2014

As noticias de Africa em imagens
Vídeo

Vídeo Ébola: Um Poema para os Vivos

O filme da Chocolate Moose é uma animação desmistificando o Ébola, explicando a doença através do caso de um menino infectado. A VOA fez a dobragem do vídeo original na voz de Mayra de Lassalette. Saiba mais no link http://tinyurl.com/l7vgtjv
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 17 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Nascimentos na Libéria em tempos de Ébola

O hospital JFK na Libéria tinha encerrado a maternidade, devido ao Ébola, mas urge agora reabrir o serviço que já fez 93 partos desde que voltou a abrir
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 15 Outubro 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos