quinta-feira, 17 abril, 2014. 18:48 UTC

Notícias / África

Cabo Verde: Cidadãos aguardam devolução de impostos

Ministra diz que isso poderá acontecer este mês mas poucos acreditam

Tamanho das letras - +
Eugénio Teixeira
Em Cabo Verde os cidadãos  esperam por uma prenda de Natal fiscal prometida pelo governo mas nas ruas poucos acreditam que as autoridades possam ser o seu Pai Natal.




O governo desde 2008 que está em atraso na devolução depagamentos do Imposto Único de Rendimento, o chamado IUR,  e ainda do IVA. O governo tinha prometido efectuar os pagamentos este ano e isso é agora reclamado pelos cidadãos que pagam o IUR e pelos empresários que pagam o IVA. Mas poucos já acreditam nas promessas do governo.

Cidadãos contactados nas ruas disseram já não ter confiança no governo porque isso tinha já sido prometido várias  vezes e não foi cumprido pelo que há pouca confiança na ministra das Finanças e Planeamento, Cristina Duarte.

Esta alega que o atraso na devolução do IUR se deve  uma  inspecção  que o seu gabinete mandou realizar, devido a algumas discrepâncias verificadas .

Cristina Duarte que não arrisca nova data, afirma que  neste momento os funcionários das finanças estão a reanalisar os processos.

A ministra fala também da instalação de um aplicativo para  que  situações irregulares não voltem a acontecer.

A governante  garante não haver problema de tesouraria para a restituição do IUR de 2008, acreditando que o pagamento poderá acontecer ainda no decorrer deste mês.

Caso o ministério das finanças proceda ao pagamento do IUR de 2008, seria uma grande prenda de Natal para os contribuintes com direito a receber, já que outros cidadãos têm a devolver, tendo em conta a forte campanha desencadeada nos últimos tempos pelas finanças para a cobrança de impostos.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos