quarta-feira, 29 julho, 2015. 02:38 UTC

Notícias / África e Mundo

Cabo Verde: Professores insatisfeitos põem em risco ano lectivo

Sindicato dos professores quer resolução rápida dos problemas pendentes e não descarta uma greve.

Eugénio Teixeira
Em Cabo Verde começou o novo ano lectivo com os professores insatisfeitos e querendo ultrapassar os problemas que os afligem e cuja resolução vem sendo adiada nos últimos anos.
Apesar do profissionalismo dos professores cabo-verdianos, o presidente do sindicato FECAP, João Pedro Cardoso, considera que “os problemas existentes podem influenciar no exercício da actividade profissional dos docentes”.
Das reivindicações da classe, Cardoso fala de problemas que se relacionam com as “reclassificações, progressões e promoções”, reclamações segundo o sindicalista, que vão acumulando-se de ano para ano.
Os professores, segundo João Pedro Cardoso, já estão cansados de promessas, por isso aguardam até 30 do corrente, sinais claros da parte do ministério da educação e do desporto para a resolução dos problemas pendentes, sob pena de partirem para manifestações, não descartando a hipótese de recorrer à greve.


Sobre essa questão, a ministra da educação e desporto reconhece haver situações por resolver, mas garante que o governo está a trabalhar na procura de mecanismos para satisfazer tais reivindicações que considera justas, mas alerta que não se trata de uma resolução fácil.
Fernanda Marques enalteceu entretanto o trabalho dos professores cabo-verdianos, e pediu uma vez mais a compreensão dos mesmos, esperando que se concentrem ao máximo na educação dos alunos.
Por outro lado, Fernanda Marques disse que estão garantidas condições de apoio às crianças e jovens de famílias carenciadas, para que as mesmas possam ter acesso ao ensino.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Sudão: música salva pessoas da mortei
X
28.07.2015 06:19
Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Vídeo

Vídeo Sudão: música salva pessoas da morte

Em 2012 o realizador sudanês Hajooj Kuka realizou um documentário entre os refugiados da Guerra civil no Nilo Azul, Sudão, e na região montanhosa de Nuba. E surpreendeu-se com o que ali viu – a música estava a ajudar a salvar pessoas que estavam a ser alvo de ataques aéreos do seu próprio governo
Vídeo

Vídeo Marvel Comics lança um novo Homem-Aranha: Miles Morales

Seja em quadradinhos ou na tela do cinema, fãs estão acostumados a ver Peter Parker por trás do Homem-Aranha. Mas isto está a mudar. A Marvel Comics lançou Miles Morales para substituir Peter Parker em uma nova série de quadradinhos. Ele é metade latino e metado afro-americano e já é bem popular.
Vídeo

Vídeo Procuradoras mulheres da Somália para fazer a diferença

Numa nação marcada por um longo conflito, corrupção e impunidade, o governo da Somália espera reconstruir o sistema de justiça do país e pela primeira vez trouxe seis procuradoras mulheres ao processo
Vídeo

Vídeo Jornalista cego da Somália

Apesar da melhoria de segurança, nos últimos anos, Somália continua um dos países mais perigosos para ser jornalista, pior para que não tem a capacidade de ver. Abdifatah Hassan Kalgacal têm reportado na última década a partir da capital daquele país. É cego
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 23 Julho 2015

As imagens noticiosas de Africa
Mais Vídeos