sexta-feira, 18 abril, 2014. 15:40 UTC

Notícias / África

Cabo Verde: Professores insatisfeitos põem em risco ano lectivo

Sindicato dos professores quer resolução rápida dos problemas pendentes e não descarta uma greve.

Tamanho das letras - +
Eugénio Teixeira
Em Cabo Verde começou o novo ano lectivo com os professores insatisfeitos e querendo ultrapassar os problemas que os afligem e cuja resolução vem sendo adiada nos últimos anos.
Apesar do profissionalismo dos professores cabo-verdianos, o presidente do sindicato FECAP, João Pedro Cardoso, considera que “os problemas existentes podem influenciar no exercício da actividade profissional dos docentes”.
Das reivindicações da classe, Cardoso fala de problemas que se relacionam com as “reclassificações, progressões e promoções”, reclamações segundo o sindicalista, que vão acumulando-se de ano para ano.
Os professores, segundo João Pedro Cardoso, já estão cansados de promessas, por isso aguardam até 30 do corrente, sinais claros da parte do ministério da educação e do desporto para a resolução dos problemas pendentes, sob pena de partirem para manifestações, não descartando a hipótese de recorrer à greve.


Sobre essa questão, a ministra da educação e desporto reconhece haver situações por resolver, mas garante que o governo está a trabalhar na procura de mecanismos para satisfazer tais reivindicações que considera justas, mas alerta que não se trata de uma resolução fácil.
Fernanda Marques enalteceu entretanto o trabalho dos professores cabo-verdianos, e pediu uma vez mais a compreensão dos mesmos, esperando que se concentrem ao máximo na educação dos alunos.
Por outro lado, Fernanda Marques disse que estão garantidas condições de apoio às crianças e jovens de famílias carenciadas, para que as mesmas possam ter acesso ao ensino.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 17 de Abrili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
17.04.2014
Vídeo

Vídeo "Temos muitos problemas na Guiné-Bissau", Abel Incada, candidato presidencial

Os guineenses foram às urnas a 13 de Abril e estão expectantes num novo Governo de paz e estável
Vídeo

Vídeo África do Sul vai a votos a 7 de Maio

Na África do Sul, o ANC está em campanha difícil para segurar o seu domínio no Limpopo, onde ganhou 85 por cento dos votos em 2009.
Vídeo

Vídeo Pistorius está no banco dos réus e a acusação tem sido dura

Os acusadores tentaram descrever o atleta sul-africano Oscar Pistorius como egoísta e abusivo durante o segundo dia de interrogatório no seu julgamento por homicídio.
Vídeo

Vídeo A luta dos medicamentos baratos

O Governo da África do Sul vai aprovar reformas sobre propriedade intelectual – incluindo patentes de medicamentos – que para activistas de saúde poderão permitir que mais sul-africanos possam ter acesso a medicamentos genéricos,
Mais Vídeos