segunda-feira, 08 fevereiro, 2016. 12:20 UTC

    Notícias / África e Mundo

    2012: Cabo Verde celebra acordo estratégico entre Governo e parceiros sociais

    Orçamento de estado para 2013, reprovado pelos parceiros sociais e a oposição

    Vista aérea da Cidade da Praia
    Vista aérea da Cidade da Praia
    Eugénio Teixeira
    2012 já na recta final, foi marcado no arquipélago cabo-verdiano, pela assinatura do acordo estratégico para a legislatura, rubricado entre o Governo e todos os parceiros sociais, após a reunião da concertação social.

    Se as partes entenderam-se quanto no acordo estratégico, o mesmo não aconteceu em relação ao orçamento de estado para 2013, reprovado pelos parceiros sociais e a oposição.


    Além de aprovação do OE/2013, apenas com os votos do PAICV, o ano que está prestes a terminar foi marcado por "desaceleração" do ritmo de crescimento da economia cabo-verdiana devido a factores externos, particularmente na zona euro, confirmou o Banco de Cabo Verde (BCV).

    Os efeitos da crise na zona euro segundo o governador do BCV foram sentidos sobretudo, nas remessas dos emigrantes, no turismo e na Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD).

    Para o governador do BCV esta diminuição pode dever-se ao aumento do desemprego da comunidade cabo-verdiana nos países de acolhimento, situação que está a ter um impacto negativo na economia nacional.

    O banco central fala também em redução do rendimento disponível das famílias cabo-verdianas e na quebra significativa de investimento privado.

    Igualmente, em 2012 foi publicado o novo Código do Mercado de Valores Mobiliários de Cabo Verde, visando acompanhar a crescente internacionalização e integração dos mercados de valores mobiliários.

    A nível dos países de língua portuguesa, Cabo Verde continua a ser a segunda economia melhor classificada em 2012, apesar de ter perdido duas posições, passando a ocupar o lugar 122º  no relatório do Banco Mundial.

    Entretanto, o mesmo relatório confirmou que Cabo Verde baixou, mais uma vez, no Índice de Competitividade Global.

    Em 2012 mais uma grande notícia… Cabo Verde voltou a ser contemplado com o financiamento do MCA, Segundo compacto no valor de 66 milhões, depois de ter cumprido com sucesso o primeiro compacto de 110 milhões de dólares.

    No ano que já vai na recta final, os cabo-verdianos votaram no dia 1 de Julho, para a escolha dos novos autarcas, com o MPD a ganhar as eleições, aumentando para 14 as câmaras municipais da sua área de influência.

    O PAICV partido do Governo, ficou com apenas oito, duas a menos que em 2008. Nas eleições autárquicas de 1 de Julho em Cabo Verde, o MpD recuperou três municípios que antes estavam com o PAICV: Paúl,  Brava e  Tarrafal de São Nicolau.

    No entanto, perdeu a câmara de Porto Novo, onde era dominante desde 1992. O partido liderado por Carlos Veiga não conseguiu ganhar nenhuma câmara na ilha do Fogo. O PAICV conseguiu manter seu bastião.

    A nível do Desporto, a Selecção de futebol de Cabo Verde qualificou-se pela primeira vez para a CAN, conseguindo o passaporte para a competição a ser disputada de 19 de Janeiro a 10 de Fevereiro na África do Sul, depois de afastar o Madagáscar e o forte Camarões.

    Outro grande feito foi a realização do torneio qualificativo de Basquetebol da zona dois, com a Selecção de Cabo Verde a conquistar o passaporte para o Afrobasket Abidjam 2013

    Mito Monteiro atleta cabo-verdiano termina o ano na segunda posição do campeonato mundial de Kite Surf na disciplina de Ondas, ganha por um atleta australiano.

    Nos jogos da CPLP que decorreram em Mafra –Portugal, Cabo Verde conseguiu 1 medalha de Prata e 3 de Bronze na modalidade do Atletismo

    Outra noticia que mereceu destaque no desporto, foi a medalha de bronze conquistada pela atleta Crisolita Rodrigues na 31 ª edição da meia maratona de Macau, a sua primeira participação numa competição internacional.

    Em termos culturais, destacamos o grande concerto musical patrocinado pela ASA e que foi realizado na Ribera d’ Tor localidade da ilha de Santo Antão onde nasceu a mãe da Cesária Évora, que em vida pretendia homenagear a mãe.

    O espetáculo contou com a participação de principais músicos do arquipélago, do angolano Bonga e de um cantor Senegalês.

    Cesária Évora, a diva dos pés descalços que faleceu ano passado foi a principal embaixadora de Cabo Verde, tendo promovido o nome das ilhas no mundo, com a sua voz bonita.
    O forúm foi encerrado
    Comentários
         
    Năo existem comentários. Seja o primeiro

    Siga-nos

    Rádio

    AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

    Sexta 16:30 - 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sexta-feira 17:30 UTC
     

    AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

    Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

    Os Nossos Vídeos

    Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
    Acesso à Internet em Maputo: Mulheres vs Homens - Que soluções?i
    || 0:00:00
    ...  
     
    X
    07.02.2016 06:49
    Fernanda Lobato aponta as dificuldades que as mulheres moçambicanas enfrentam no acesso à tecnologia, à saúde, a bens essenciais
    Vídeo

    Vídeo Acesso à Internet em Maputo: Mulheres vs Homens - Que soluções?

    Fernanda Lobato aponta as dificuldades que as mulheres moçambicanas enfrentam no acesso à tecnologia, à saúde, a bens essenciais
    Vídeo

    Vídeo Filhos de Jonas Savimbi levam empresa de jogo Call of Duty a tribunal

    Em causa está um milhão de dólares de indemnização por danos morais Entrevista dada à AFP
    Vídeo

    Vídeo Como Chegar à Casa Branca II

    O caminho para a Casa Branca depende de muitos factores Um deles é sem dúvida o financiamento - quanto mais dinheiro tiver, melhor para o candidato Este é o 2º vídeo que explica como decorre a campanha presidencial nos Estados Unidos até ao dia da eleição do Presidente
    Mais Vídeos