quinta-feira, 24 abril, 2014. 11:53 UTC

Notícias / África

2013: Desporto em destaque no início do ano em Cabo Verde

Cabo Verde inicia participação na CAN-2013 defrontando a África do Sul a 19 de Janeiro, Marrocos a 23 e Angola, a 27 deste mês.

Ilha do Fogo, Cabo Verde
Ilha do Fogo, Cabo Verde
Tamanho das letras - +
Eugénio Teixeira
Em 2013 logo no mês de Janeiro, assinala-se a primeira participação de Cabo Verde numa Copa África das Nações, a maior montra do futebol a nível do continente africano. A selecção do arquipélago está inserida no grupo A, juntamente com a África do Sul, o país anfitrião, Angola e Marrocos.

Cabo Verde inicia a participação na CAN-2013, defrontando África do Sul no dia 19 de Janeiro, joga com Marrocos dia 23 e mede forças com Angola, a 27 de Janeiro.
2013, será o ano de aplicação dos projectos financiados no âmbito do 2º compacto do MCA, no valor de 66 milhões de dólares.


Também o país terá mais barragens, com a inauguração de algumas obras em curso
Em termos políticos, 2013 será o ano de eleição da nova liderança do MPD. Carlos Veiga actual líder do principal partido da oposição já disse que não será candidato, fala-se da entrada na corrida de Ulisses Correia actual presidente da Câmara municipal da Praia e de Fernando Ilisio líder da bancada parlamentar, tidos como possíveis sucessores de Veiga.

Também o PAICV irá realizar um congresso, falando-se que José Maria Neves actual presidente do partido da estrela negra e primeiro-ministro será candidato para mais um mandato no partido, mas Neves já disse que não vai ser candidato a chefia do Governo nas eleições legislativas de 2016.

Possivelmente a UCID também vai realizar congresso, António Monteiro presidente desse partido pode voltar a entrar na corrida.
Prevê-se também a instalação do Tribunal Constitucional, reivindicado por extractos de sociedade, com incidência para o principal partido da oposição, que no parlamento tem insistido nessa matéria.

Ainda em 2013 está prevista a inauguração do estádio nacional, infra-estrutura financiada pela cooperação chinesa, que irá acolher jogos de futebol, pista de atletismo para oito corredores, outras disciplinas do atletismo, lojas e outros espaços. O estádio nacional terá capacidade para 15 mil espectadores.

Alguns analistas prevêem o ano de 2013 como difícil, já que a crise internacional não dá grandes sinais de abrandamento, situação que irá complicar ainda mais, a vida de muitas famílias cabo-verdianas.

Antevendo um ano difícil, o Presidente da república, Jorge Carlos Fonseca, chama atenção para a necessidade de se apertar cinto, numa clara alusão à redução de gastos, sobretudo das despesas públicas.

Já o Primeiro-ministro, José Maria Neves, pede para os cabo-verdianos encararem o futuro com esperança, afirmando que Cabo Verde sempre foi um país de dificuldades e que os cidadãos do arquipélago souberem ultrapassar os problemas com determinação.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Morte de dançarino da Globo culmina em protestos violentos no Brasili
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
23.04.2014 18:02
Mais Vídeos