Links de Acesso

Cabo Verde no topo dos países com maior índice de hipertensão em África


Imagem de arquivo
Imagem de arquivo

Com uma taxa de 33.7% de incidência de hipertensão na população, Cabo Verde é um dos países africanos mais afectados por esta doença, considerada em 2013 pela Organização Mundial da Saúde(OMS) a principal causa de morte em Cabo Verde no arquipélago. Na região sub-sahariana, à frente estão Mauritânia (34.6%) e Somália (34.6%), de acordo com o relatório da OMS.

Em África, os países de menor risco são Seicheles, Ilhas Maurícias, Líbia, Tunísia e Gabão. Entre os factores de risco, estão a afro-descendência, o histórico familiar, o consumo de sal, a obesidade, o consumo de álcool, a idade, o colesterol alto, o sedentarismo, o tabagismo, o consumo de anticoncepcionais orais (ACO).

Ao contrário do que apontavam os índices anteriores, as mulheres africanas sofrem mais de tensão arterial do que os homens. A doença, que causa a maior parte das mortes repentinas, é mais incidente nos africanos maiores de 18 anos. Entre as mulheres, o mal afecta 29.5% das africanas, enquanto no resto do mundo o índice é de 20.5% entre as pessoas do sexo feminino.

XS
SM
MD
LG