Links de Acesso

Cabo Verde activa ajuda internacional para enfrentar Vulcão do Pico


José Maria Neves(terceiro) e presidentes das câmaras do Fogo
José Maria Neves(terceiro) e presidentes das câmaras do Fogo

Primeiro-ministro está no local a acompanhar a erupção e a coordenar os trabalhos em curso.

O Governo de Cabo Verde já activou a comunidade internacional para apoiar o país a enfrentar as consequências da erupção do vulcão do Fogo que vai já seu quarto dia.

O primeiro-ministro chegou hoje ao Fogo onde se reuniu com os presidentes das três câmaras municipais da ilha e todos os envolvidos na operação de acompanhar a erupção do vulcão e socorrer as vítimas.

José Maria Neves
José Maria Neves

José Maria Neves falou com a VOA a partir da Chã das Caldeiras sobre a situação actual e revelou que o ministério das Relações Externas desencadeou uma série de contactos para activar a ajuda internacional.

Apesar de as lavas e explosões terem diminuído de intensidade nas últimas 24 horas, Neves avisa que há que estar atento à situação e começar a trabalhar num plano para as pessoas que foram obrigadas a deixar a sua residência e que perderam seus bens.

please wait

No media source currently available

0:00 0:03:39 0:00
Faça o Download

Entretanto, o Presidente de Cabo Verde suspendeu a sua participação na Cimeira da Francofonia a realizar-se este fim-de-semana em Dacar (Senegal) devido à erupção do Vulcão do Pico, na ilha do Fogo.

Jorge Carlos Fonseca justificou a decisão com a necessidade de acompanhar a erupção que já obrigou à evacuação de cerca de 1200 pessoas e provocou prejuízos avultadíssimos.

XS
SM
MD
LG