sábado, 30 agosto, 2014. 14:11 UTC

Notícias / Brasil

Brasil: Dono de boate e músicos presos após tragédia em clube noturno

As investigações iniciais apontam para uma série de erros e imprudências que resultaram na morte de mais de 230 pessoas

Maria Cláudia Santos
Banda fez show pirotécnico em local fechado e a casa noturna não oferecia condições básicas de segurança, além de estar com autorização para funcionamento vencida.

Preso nesta segunda-feira, 28, um dos donos da boate do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, palco nesse domingo das trágicas mortes de mais de 230 jovens. 


Elissandro Sphor, conhecido como Kiko, está detido para prestar esclarecimentos sobre o incêndio na cidade de Santa Maria, considerado uma das piores tragédias do tipo no Brasil e até no mundo.

As investigações iniciais apontam para uma série de erros e imprudências que resultaram na carnificina.  O fogo teria começado durante uma apresentação pirotécnica, usando um sinalizador, do grupo Gurizada Fandangueira, que fazia um show na casa noturna.

Os extintores de incêndio, mais próximos do palco, não funcionaram e os seguranças do local ainda teriam atrasado a saída das pessoas que queriam escapar da fumaça. Além disso, a boate não tinha saídas de emergência suficientes para as mais de 1.500 pessoas que estavam no local. 
 
Depoimentos, como o da estudante Camila Garcês, confirmam o pânico vivido por quem tentou fugir da morte na boate. “Os seguranças não queriam que a gente saísse, achando que era briga. Quando eles viram que era fogo, eles quebraram as barras de ferro para as pessoas saírem com mais facilidade,” afirma.

Em depoimento à polícia civil brasileira, o dono da boate Kiss negou ter mandado os seguranças impedir a saída dos jovens durante o incêndio.  Elissandro Sphor confirmou, no entanto, que o alvará de funcionamento da casa estava vencido desde agosto do ano passado.

O proprietário do estabelecimento culpou a banda pelo início do incêndio, mas não deixou claro se os músicos tinham permissão para usar o material inflamável no palco.

Apesar de todos os relatos de deficiências da boate, o advogado de Kiko, Jader Marques, acredita que o cliente dele é mais uma vítima da tragédia: “que as pessoas tenham calma suficiente para entender que o Kiko, os funcionários e a família toda dele também são vítimas da tragédia”.

Dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira também estão detidos: o vocalista e um responsável pela segurança de palco da banda. Os três detidos tiveram o pedido de prisão temporária de cinco dias decretada pelo juiz Régis Adil Bertolin.

O outro proprietário da boate também deve ser detido. Quem confirma é o delegado Marcelo Arigoni que explica, ainda, como estão as investigações. “Três pessoas já foram presas e uma quarta vai ser apresentada. São prisões provisórias que visam a investigação”, explica o delegado. “Pelo o que parece, o sinalizador foi o causador do incêndio e a porta da boate não deu vasão suficiente para as pessoas saírem. Por isso, ocorreu o número terrível de mortes. A perícia trabalha agora com testemunhas e demais provas, para, pelo o que parece, é essa a linha de investigação,” completou Arigoni.

A presidente Dilma Rousseff decreta luto oficial de três dias no Brasil em memória às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O assunto repercutiu no mudo inteiro e provocou manifestações de pesar do Papa Bento XVI e do Secretário das Nações Unidas Ban Ki-Moon.
O forúm foi encerrado
Comentário
Comentários
     
por: Anónimo
29.01.2013 16:21
muito triste


por: Odalberto D. Casonatto de: Jerusalem - Israel
29.01.2013 06:31
Ouvindo a noticia desta tragedia, da vontade de chorar, pois nao se sabe o que fazer. Sao vidas de jovens que se vao inutilmente. Esperancas de seus pais e da nacao brasileira. Esperamos que desta vez os responsaveis paguem pelos seus atos, coisa que nunca acontece....

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Manchetes Africanas 29 Agosto 2014i
|| 0:00:00
...
 
🔇
X
29.08.2014 18:11
As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 29 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Ferguson olha para o Futuro

Um grande júri no estado de Missouri continua a ouvir testemunhos do caso que envolve a morte a tiro de um jovem africano-americano por um agente policial branco. O caso ocorreu no dia 9 de Agosto na cidade de Ferguson.
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 28 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 28 Agosto 2014

As principais notícias que encerram a última semana do mês de Agosto, nos Estados Unidos
Vídeo

Vídeo Lei Russa Contra a Profanação

A Rússia promulgou em Julho uma lei que ameaça multar actos de profanação nos media, filmes, literatura, na música e no teatro. A restrição foi bem recebida por quem diz que a blasfémia está fora do controlo, outros rejeitam a decisão por considerarem tratar-se de paternalização e censura
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 27 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 26 Agosto 2014

Noticias de Africa em video
Vídeo

Vídeo Manchetes Americanas 26 Agosto 2014

Os principais títulos americanos na última semana de Agosto
Vídeo

Vídeo Manchetes Africanas 25 Agosto 2014

As noticias de Africa em video
Mais Vídeos