segunda-feira, 27 abril, 2015. 12:03 UTC

Brasil

Cariocas têm chance de conhecer cinema africano

São mais de 40 títulos em exibição de cineastas africanos e afro-brasileiros.

Maria Cláudia Santos
Pelo sexto ano consecutivo, os brasileiros têm a chance de conhecer de perto o cinema africano.

O Centro Afro Carioca de Cinema, no Rio de Janeiro, promove, até a próxima quinta-feira (29), o 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe.

O evento reúne, sob curadoria do ator, cineasta e roteirista brasileiro Zózimo Bulbul, mostras de filmes - curtas, médias e longas metragem – além de oficinas e seminários. São mais de 40 títulos em exibição de cineastas africanos e afro-brasileiros. 


Este ano, como novidade, o encontro de cinema conta também com intervenções de fotografias, imagens cinematográficas, grafittis e artes cénicas, em oito pontos da zona portuária do Rio de Janeiro, por onde os escravos africanos chegaram ao Brasil.

O nome do projeto é “Herança Africana - Intervenções Urbanas No Caminho do Porto”. Segundo os organizadores, a ideia é contar, por meio da arte, a construção da cidade e fazer na zona portuária do Rio uma reverência a todos os africanos que por ali passaram. 

As intervenções homenageiam grandes nomes, e algumas personalidades anónimas que fizeram e fazem parte da construção da identidade da cidade, considerada o cartão postal do Brasil no exterior.

Uma das curadoras do 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe, Luana Paschoal, dá detalhes da importância desse projeto no Brasil. Para ela, trazer o cinema que é produzido na África para perto do brasileiro ajuda o país a enfrentar um problema histórico que alimenta até o racismo, a falta de conhecido real, sem estereótipos, do continente africano.

Ouça a entrevista com a curadora do 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe, Luana Paschoal.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Siga-nos

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Qui 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sexta-feira 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

Os Nossos Vídeos

Your JavaScript is turned off or you have an old version of Adobe's Flash Player. Get the latest Flash player.
Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!i
X
24.04.2015 16:24
O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo Passadeira Vermelha: Star Wars, Oprah Winfrey e filha de Whitney Houston acendem os holofotes!

O episódio 12 da #PassadeiraVermelha da VOA traz novidades da Oprah Winfrey, uns miminhos do Star Wars, daqueles bem bons e vamos ver quem rebentou o record de vendas de bilheteira de cinema das últimas semanas!
Vídeo

Vídeo O Auxílio à morte nos Estados Unidos

Nos 18 anos da lei "Morte com Dignidade" no Oregon, cerca de 750 pessoas terminaram suas vidas com drogas letais. O medicamento também pode ser prescrito no Estado de Washington, Novo México, Vermont e Montana. Uma paciente terminal abriu o debate a outros estados
Vídeo

Vídeo Xenofobia na África do Sul

Na semana passada, a África do Sul foi tomada por ataques contra estrangeiros que moram no país. Alguns dizem que os ataques são culpa do legado do colonialismo, outros dizem que são problemas económicos da nação. Independentemente da causa, sul-africanos rezam pelo fim da violência.
Mais Vídeos