quinta-feira, 23 outubro, 2014. 05:10 UTC

Brasil

Cariocas têm chance de conhecer cinema africano

São mais de 40 títulos em exibição de cineastas africanos e afro-brasileiros.

Maria Cláudia Santos
Pelo sexto ano consecutivo, os brasileiros têm a chance de conhecer de perto o cinema africano.

O Centro Afro Carioca de Cinema, no Rio de Janeiro, promove, até a próxima quinta-feira (29), o 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe.

O evento reúne, sob curadoria do ator, cineasta e roteirista brasileiro Zózimo Bulbul, mostras de filmes - curtas, médias e longas metragem – além de oficinas e seminários. São mais de 40 títulos em exibição de cineastas africanos e afro-brasileiros. 


Este ano, como novidade, o encontro de cinema conta também com intervenções de fotografias, imagens cinematográficas, grafittis e artes cénicas, em oito pontos da zona portuária do Rio de Janeiro, por onde os escravos africanos chegaram ao Brasil.

O nome do projeto é “Herança Africana - Intervenções Urbanas No Caminho do Porto”. Segundo os organizadores, a ideia é contar, por meio da arte, a construção da cidade e fazer na zona portuária do Rio uma reverência a todos os africanos que por ali passaram. 

As intervenções homenageiam grandes nomes, e algumas personalidades anónimas que fizeram e fazem parte da construção da identidade da cidade, considerada o cartão postal do Brasil no exterior.

Uma das curadoras do 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe, Luana Paschoal, dá detalhes da importância desse projeto no Brasil. Para ela, trazer o cinema que é produzido na África para perto do brasileiro ajuda o país a enfrentar um problema histórico que alimenta até o racismo, a falta de conhecido real, sem estereótipos, do continente africano.

Ouça a entrevista com a curadora do 6º Encontro de Cinema Negro Brasil África e Caribe, Luana Paschoal.
O forúm foi encerrado
Comentários
     
Năo existem comentários. Seja o primeiro

Rádio

AudioAngola Fala Só: Ao Vivo I Mp3

Sexta 16:30 - 17:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Seg-Sexta 17:00 - 18:30 UTC
 

AudioEmissão Vespertina: Ao Vivo I Mp3

Sáb-Dom 17:00 - 18:00 UTC

No records found for this widget:6533